Criptoativos – Análise Mensal [Maio 2018] – Portal do Bitcoin

Este relatório apresenta dados sobre as mudanças no mercado de criptomoedas em 2018. Foi dada ênfase especial a uma análise das mudanças ocorridas em maio de 2018, inclusive na última semana (de 28 de maio a 3 de junho de 2018).

1. Criptomoedas em geral e análise do mercado de ativos digitais (por semana, mês, trimestre). Tendências de mercado.
1.1 Criptomoedas em geral e análise do mercado de ativos digitais (por semana, mês).
Tabela 1.1. Tendências na capitalização do mercado de criptomoedas e principais criptomoedas de 1 de janeiro de 2018 a 3 de junho de 2018 *

Durante o mês de maio de 2018, a capitalização de mercado das criptomoedas caiu de US $ 423,2 bilhões para US $ 331,3 bilhões, ou seja, mais de US $ 90 bilhões ou 21,7% (ver Tabela 1.1, fig. 1a), significando que o montante de capitalização foi reduzido quase pela metade desde o início do ano.

A dominância das quatro e oito maiores criptomoedas a partir das 03:00 UTC em 1 de junho de 2018, foi de 68,5% e 77,2%, respectivamente. A dominância da Bitcoin aumentou ao longo do mês de 37,2% para 38,6% (ver Tabela 1.1), ou seja, pode-se concluir que os preços da altcoins diminuíram mais em maio do que o preço do líder do mercado de criptomoedas. O mercado contraiu US $ 92 bilhões em maio, principalmente devido à redução na capitalização de altcoins em US $ 62,6 bilhões, acompanhada por uma queda na capitalização de bitcoin de US $ 29,4 bilhões.

As mudanças mais significativas na capitalização de mercado das criptomoedas durante o mês são mostradas na Fig. 1a. A capitalização flutuou em torno de US $ 170 bilhões (de US $ 472 bilhões para US $ 304 bilhões).

Figura 1a Capitalização de mercado de criptomoedas desde 1º de maio de 2018

Se você comparar as mudanças na capitalização do mercado das criptomoedas e bitcoin, você verá que havia um alto nível de correlação claramente definida entre eles em maio. A Figura 1b mostra a capitalização do bitcoin (linha vermelha) imposta à capitalização de mercado das criptomoedas (linha azul). As linhas são praticamente idênticas (Fig. 1b).

Figura 1b. Capitalização do mercado de criptomoedas (azul) e bitcoin (vermelho) desde 1º de maio de 2018

Tendências de preço dos líderes do mercado de criptomoedas em maio de 2018

A Tabela 1.2 apresenta as tendências de preço de 10 moedas criptomoedas em maio de 2018. As flutuações de preço entre as 10 maiores criptomoedas por capitalização no mês passado se igualaram a mais de 41% (alta / baixa). Cardano, Bitcoin Cash e IOTA experimentaram as flutuações mais importantes, com seus preços mais altos (altos) e mais baixos (baixos) em maio, variando de US $ 0,17 a US $ 0,39; $ 880,9- $ 1,838.5 e $ 1,34- $ 2,68, respectivamente, uma diferença de mais de um fator de dois. As flutuações de preço (Alta / Baixa) de Bitcoin e Ethereum no top 10 foram relativamente pequenas, e igualaram 1,41 e 1,63 para o mês (ver Tabela 1.2).

Tabela 1.2. Alterações de preço nas 10 principais criptomoedas por capitalização durante o período de 1º de maio a 1º de junho de 2018

Assim, os preços de todas as principais moedas criptomoedas por capitalização depreciou-se durante o período de 1º de maio a 1º de junho de 2018, numa faixa de -35,3% (TRON) a -10,2% (IOTA) em relação ao início do mês (Fig. 2). O retorno médio da carteira (Portfolio 10 crypto) emmaio para uma carteira consistindo em partes iguais das 10 maiores moedas criptográficas foi negativo e igualou -24,7% (ou seja, o valor de uma carteira equilibrada caiu 24,7% no mês).

A capitalização do mercado de criptomoedas como um todo diminuiu -21,7% em maio.

Figura 2. Alteração de preço nas 10 principais criptomoedas por capitalização em maio de 2018,%

Maio acabou por ser muito menos favorável do que abril, com todas as criptomoedas do top 10 por capitalização caindo no preço.

Tron (-35%), Cardano (-34%), EOS (-30%) e Stellar (-30%) apresentaram quedas especialmente acentuadas. Ironicamente, essas mesmas quatro criptomoedas apresentaram o maior crescimento em abril, quando o preço da Tron aumentou em 164%, EOS em 260%, Cardano em 132% e Stellar em 120%. Isso pode ser explicado pelo ajuste de preços para baixo comum a cada criptomoeda após um grande crescimento. Apesar do lançamento esperado de sua própria rede, na qual exibiu um crescimento tão forte em abril, a EOS não conseguiu superar a tendência de queda do mercado e se desvalorizou em 30%, para a qual a descoberta de vulnerabilidades críticas da rede no final de maio contribuiu muito.

O Bitcoin Cash realizou um fork duro em 15 de maio (aumentando o tamanho de um bloco para 32 MB), e como esperado, o preço desta criptomoeda aumentou para um pico de $ 1500-1800 no início de maio. No entanto, depois do hard fork, começou a cair. O recurso Bitcoin.com, que enganou os clientes com declarações de que o Bitcoin Cash (BCH) era o bitcoin real (BTC), pode ter sido parcialmente responsável por isso. Isso levou a um clamor público, que poderia ter afetado o preço do BCH *.

A maioria das criptomoedas seguiu a tendência negativa do mercado. Algumas das notícias do mês que podem ter influenciado essa tendência foram: “O Japão está endurecendo as regras para as exchanges de criptomoedas”; “Outros 8.200 bitcoins foram movidos de carteiras Mt.Gox“; As regulamentações sobre a negociação de criptoativos e exploração de ICOs ficara mais difíceis em países como os EUA.

No entanto, o mês de maio não teve um efeito negativo sobre Ethereum e IOTA. Para o Ethereum, isso se deve principalmente à questão do novo protocolo Casper, e no caso do IOTA – às notícias favoráveis ​​em torno do desenvolvimento do primeiro testnet e a carteira móvel Trinity para IOTA.

Além disso, para comparar as tendências de mais longo prazo das criptomoedas do top 10, fornecemos dados sobre a mudança de preços desde o início de 2018 (Fig. 3). O ajuste do mercado de criptomoedas ao longo dos cinco meses de 2018 tem sido bastante significativo, com apenas duas moedas criptográficas (EOC, TRON) dos dez primeiros aumentando de preço desde o início do ano.

Figura 3. Alteração de preço nas 10 principais criptomoedas por capitalização desde o início de 2018,%

No geral, durante os cinco meses desde o início de janeiro, a capitalização total do mercado de criptomoedas caiu de US $ 600 bilhões para US $ 330 bilhões, ou 45%. Isso foi causado por um ajuste em larga escala e demorado do mercado superaquecido de novembro e dezembro. As criptomoedas do top 10 podem ser divididas em três grupos: o primeiro grupo inclui aqueles que mudaram de acordo com as tendências do mercado, o segundo grupo inclui aqueles que superaram o mercado, e o terceiro grupo inclui aqueles que tiveram desempenho inferior ao mercado.

IOTA, Bitcoin e Litecoin caem no primeiro grupo. As mudanças em seus preços estavam dentro da faixa de mudanças gerais do mercado, e essas moedas criptografadas não experimentaram nenhuma variação séria de preço e, na maior parte, acompanharam as tendências do mercado.

O segundo grupo inclui Ethereum, Stellar, Tron e EOS, cujos preços caíram menos do que o mercado como um todo ou mesmo apresentaram crescimento apesar da contração do mercado. Os líderes do top 10 eram EOS e Tron, os principais produtos de ambos estavam programados para o desenvolvimento no primeiro semestre de 2018, o que estimulou os aproveitadores e patrocinadores de longo prazo a investir nestes criptoativos. A EOS e a TRON estão saindo da rede Ethereum em junho. Em 2 de junho de 2018, ocorreu o lançamento da primeira versão do software EOS para o blockchain EOSIO, enquanto a TRON lançou uma versão beta de sua rede principal e mudará para o seu próprio blockchain Odyssey 2.0 no final de junho. Esses eventos podem ter tido um efeito mais sério no preço do Ethereum, exceto pelo fato de que a Ethereum também lançou o protocolo atualizado de Casper, que é um evento importante e teve um impacto favorável no preço da criptomoeda. Os detentores da criptomoeda Stellar também anteciparam a emissão de um novo produto, a exchange descentralizada Stellar Exchange, que ajudou o preço dessa criptomoeda a ter um desempenho melhor do que o mercado.

O terceiro grupo é formado pelas criptomoedas de menor sucesso: Bitcoin Cash, Cardano e Ripple. A queda sofrida por essas criptomoedas pode ser causada pelo valor exagerado dessas criptomoedas no final de 2017, quando, por exemplo, o preço de Cardano e Ripple aumentou quinze vezes em dezembro. Após esse crescimento vertiginoso, o ajuste para baixo pode chegar a 70% ou 80%.

Cálculo do índice de atividade de negociação em exchanges de criptomoedas

Para analisar a atividade de negociação em trocas de criptomoedas, o índice ZAK-n Crypto é calculado. Os valores dos índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são apresentados nas Tabelas 1.1, 1.3.a e 1.3.b. Em maio, os volumes negociados em 24 horas (Volume 24h) para as quatro criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple) se igualaram de US $ 6,4 bilhões para US $ 16,4 bilhões (Tabela 1.3.a). O valor do diário ZAK-4 Crypto oscilou de 2,8% para 5,8% da capitalização. O maior volume de negociação foi visto em 3 de maio.

Tabela 1.3.a. Cálculo diário do índice de criptoativos ZAK-4 Crypto (de 1º de maio de 2018 a 3 de junho de 2018)

Os volumes negociados em 24 horas (Volume 24h) para as oito criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Cash Bitcoin, Ripple, Litecoin, Stellar, EOS e Cardano) somaram US $ 10 bilhões até o final da semana passada (Tabela 1.3.b), ou 3,8% de sua capitalização de mercado, ou seja, os volumes negociados caíram abaixo do nível no início do mês. Os índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são considerados em mais detalhes nas Tabelas 1.3.a e 1.3.b.

Tabela 1.3.b. Cálculo diário do índice de criptomoedas ZAK-8 (continuação da Tabela 1.3.a)

A partir de 22 de maio, Huobi, uma das maiores criptoexchanges, começou a emitir o novo índice HUOBI 10 Index, que mostra as tendências de 10 ativos digitais com alto valor de mercado e liquidez. Os ativos digitais são divididos em quatro categorias: moedas, plataformas, aplicativos e ativos de token. O ponto base do HUOBI 10 é de 1000. Nas últimas duas semanas, o índice aumentou em 96 pontos e se igualou a cerca de 1096 pontos na manhã de 4 de junho de 2018.

A Tabela 1.4 apresenta uma lista de eventos ocorridos no final de maio-início de junho de 2018 que tiveram impacto tanto nos preços das criptomoedas dominantes quanto no mercado em geral, com uma indicação de sua natureza e tipo de impacto.

Tabela 1.4. Principais eventos com influência nos preços de criptoativos

A Tabela 1.5 fornece uma lista de eventos que podem impactar tanto os preços de criptomoedas específicas quanto o mercado em geral.

Tabela 1.5. Eventos que podem influenciar os preços de criptomoedas no futuro

1.2. Tendências de mercado

As tendências semanais de criptomoedas e mercado de ativos digitais de 31 de dezembro de 2017 a 3 de junho de 2018 são apresentadas como gráficos (Fig. 1.1-1.5) *.

Tabela 1.6. Legendas e descrições dos gráficos

Figura 1.1. Capitalização total de mercado em criptomoedas

A Figura 1.1 mostra um gráfico da variação semanal do mercado de criptomoedas de 31 de dezembro de 2017 a 3 de junho de 2018. Nesse período, a capitalização de mercado caiu de US $ 572,5 bilhões para US $ 347,2 bilhões, ou seja, 39%. Na semana passada (de 28 de maio a 3 de junho de 2018), a capitalização de mercado das criptomoedas caiu de US $ 326,4 bilhões para US $ 347,2 bilhões (em 3 de junho de 2018, com base nos números médios de coinmarketcap.com).

Figura 1.2 Mudanças na capitalização de mercado

O mercado é suscetível a flutuações repentinas e drásticas. Durante a primeira semana de janeiro, a capitalização de mercado aumentou em aproximadamente US $ 250 bilhões, ou 44%. A maior queda semanal no primeiro trimestre de 2018 foi de US $ 136 bilhões, ou 23%, durante a semana de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018.

Nove das treze semanas no primeiro trimestre de 2018 estavam “no vermelho”, ou seja, a capitalização caiu com base nos resultados de cada uma dessas semanas. No segundo trimestre, o mercado cresceu nas primeiras cinco semanas, seguido de um ajuste para baixo nas próximas três semanas. Na semana passada (de 28 de maio a 3 de junho de 2018), o crescimento foi de aproximadamente 6%, ou US $ 20,8 bilhões (com a devida consideração dos dados médios diários, ver Fig. 1.2).

Figura 1.3. Número de criptomoedas e ativos digitais

Desde 31 de dezembro de 2017, o número total de criptomoedas e ativos digitais considerados no cálculo da capitalização de mercado aumentou de 1.335 para 1.562. Seu número aumentou em 3, de 1.559 para 1.562, na semana passada, e a capitalização média foi de US $ 222,3 milhões. No total, no mês passado 78 novas moedas e tokens apareceram no coinmarketcap.com. No entanto, deve-se notar que várias outras moedas e fichas também foram excluídas da lista. Entre os tokens que foram adicionados ao coinmarketcap.com na semana passada, Endor Protocol, SPINDLE, ZIP e NKN mostraram altos volumes de negociação. Entre outros, um novo projeto para ficar de olho é o IoTeX, cujo volume negociado em 24 horas chegou a US $ 180 milhões.

Figuras 1.4 e 1.5. Previsão de capitalização de mercado total em criptomoedas

A atividade da China e da Coréia do Sul para regular e atrair investimentos em blockchain aumentou notavelmente em maio.

O comitê da Assembléia Nacional da Coréia do Sul sobre a quarta revolução industrial emitiu uma recomendação oficial ao governo do país para derrubar a proibição das ICOs introduzida em setembro do ano passado (de acordo com os dados da Coreia do Sul). A Assembléia propôs que fosse criado um arcabouço legal para o comércio de criptomoedas, inclusive para áreas relacionadas à manutenção de OICs.

O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, falou favoravelmente sobre a tecnologia blockchain em seu discurso em Pequim na conferência anual organizada pela Academia Chinesa de Ciências em 28 de maio, reconhecendo seu potencial inovador.

Em 26 de maio de 2018, as perspectivas de desenvolvimento da indústria foram discutidas durante uma conversa com representantes das principais empresas da indústria de blockchain (Xunlei, Danhua Capital) na estação de televisão estatal chinesa CCTV, e foi anunciado que blockchain é muito mais valioso do que a internet.

Como notamos em nosso último relatório, a mais antiga exchage de bitcoins da China está retornando ao mercado de criptoativos. O BTCC apresentará a nova plataforma BTCC Exchange em junho de 2018. O anúncio do BTCC afirmou que: “Após o lançamento, apoiaremos pares comerciais como BTC, ETH, BCH, LTC / USD, ETH, BCH, LTC / BTC, etc.”

Um evento divisor de águas sobre o financiamento da tecnologia blockchain na China também deve ser observado. O montante total de financiamento da Qulian Technology (Tecnologia Fun Chain) da empresa financeira Xinhu Zhongbao, com sede em Xangai, será superior a 1,5 bilhão de yuans (cerca de US $ 226 milhões). Depois que o financiamento for concluído, a Fun Chain Technology se tornará a primeira empresa de “quase unicórnio” na indústria de blockchain. A Fun Chain Technology é uma empresa líder internacional de blockchain responsável pelo projeto Hyperchain.

De acordo com os dados do CoinJournal: a carteira digital da exchage imToken arrecadou US $ 10 milhões em uma rodada de financiamento da Série A da empresa de investimentos chinesa IDG Capital, que apoiou grandes projetos como Circle, Ripple e Bitmain. O ecossistema imToken de produtos inclui o Tokenlon, uma exchange descentralizada (criada em parceria com a Kyber Network e 0x), e uma loja descentralizada de aplicativos (DApp).

Sem dúvida, a atividade dos gigantes da blockchain, a China e a Coréia do Sul, poderia ter um impacto favorável sobre a capitalização do mercado de criptomoedas.

Para concluir, apresentamos a classificação da Weiss Ratings. Em 25 de maio, a agência publicou sua mais recente classificação de 93 criptoativos. Eles foram avaliados com base em dois critérios: tecnologia e adoção (Tecnologia / Adoção) e risco de investimento para recompensar (Risco / Recompensa de Investimento). Até agora, essa agência nunca deu uma criptomoeda à sua classificação mais alta. Desta vez, a lista das melhores criptomoedas com classificação “B” incluiu apenas três criptomoedas: Cardano, EOS e Decred. As maiores criptomoedas por capitalização: Bitcoin, Ethereum e Ripple, receberam uma classificação “B-”.

O post Criptoativos – Análise Mensal [Maio 2018] apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!