Ciro não capturar votos de Lula é positivo ao mercado, diz Canepa – Valor

SÃO PAULO  –  A pesquisa Datafolha mostra que o ex-presidente Lula continua com bastante força junto ao eleitorado e que, até o momento, Ciro Gomes (PDT) não conseguiu capturar parte dos votos do petista. Na visão do mercado, isso pode ser considerado marginalmente positivo, de acordo com Alexandre Póvoa, presidente e sócio da Canepa Asset Management.

“Mesmo com o Lula fora, não há uma transferência clara de votos para o Ciro, ele parece ter dificuldade de crescer sem o apoio do PT e do Lula”, diz. Póvoa ressalta, no entanto, que essa percepção não deve ser capaz de mudar os preços nos mercados financeiros.

De acordo com o levantamento, divulgado hoje pelo jornal “Folha de S. Paulo”, num cenário de primeiro turno em que o ex-presidente Lula é incluído entre as opções, o petista lidera com 30% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 17%; Marina Silva (Rede), com 10%; e Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), cada um com 6%. Brancos, nulos e indecisos somam 21%.

No entanto, sem nenhum candidato do PT na disputa, os brancos, nulos e indecisos saltam para 34%. Jair Bolsonaro aparece com 19%, seguido por Marina Silva (15%), Ciro Gomes (11%) e Geraldo Alckmin (7%).

“A Marina está numa posição interessante”, diz Póvoa, ressaltando o bom desempenho da candidata nos cenários de segundo turno, em que a ex-ministra derrota todos os possíveis adversários, exceto Lula. Para ele, Marina atrairia os votos da esquerda, num eventual segundo turno contra Bolsonaro, e os eleitores de direita, numa disputa contra Ciro.

Póvoa pondera que, em linhas gerais, o mercado não apoia Marina Silva, mas também não é contrário a ela. Já Ciro é visto como um candidato com discurso muito anti-mercado, e, por isso, não teria apoio dos investidores.

O presidente da Canepa ainda destaca que a candidatura de maior apoio do mercado financeiro, a de Geraldo Alckmin, segue demonstrando “dificuldade enorme”.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!