América Latina tem déficit de investimento em infraestrutura de US$ 180 bi – Isto É

A América Latina deve investir mais em obras de infraestrutura para aumentar a produtividade e reduzir a pobreza, afirmou nesta quarta-feira (13), no Panamá, o vice-presidente do Banco Mundial para a região, Jorge Familiar.

“Se nós virmos o que nossa região investe em infraestrutura, praticamente todos os países investem menos de 3% de seu Produto Interno Bruto (PIB) ao ano. A Ásia investe 7%”, disse o economista mexicano a jornalistas.

“Se fizermos um cálculo muito delicado, o déficit de investimento em infraestrutura é de cerca de 180 bilhões de dólares ao ano”, acrescentou.

Familiar falou sobre o assunto durante um fórum no Panamá sobre governabilidade e transparência, que teve a presença do secretário-geral da Organização de Estados Americanos, Luis Almagro.

Contudo, esclareceu que não se trata de que os países gastem mais, mas que reorientem seus orçamentos para investimentos em infraestrutura e atração de capital privado, quando os países têm menos recursos fiscais por uma menos expansão da economia.

“Os países têm que gastar melhor, não necessariamente mais”, disse Familiar.

Segundo ele, o investimento em infraestrutura “é uma parte fundamental do que é necessário para aumentar a produtividade de nossa região”.

Maior investimento em obras públicas significa “gerar mais crescimento e emprego e um processo social para reduzir a pobreza e a desigualdade”, disse Familiar.

Ele destacou que neste século houve uma transformação profunda na América Latina, onde a pobreza foi reduzida à metade e mais pessoas estão se juntando à classe média.

No entanto, 40% da população latino-americana vive em risco, por isso é necessário um crescimento econômico que gere emprego para continuar reduzindo a pobreza.

“Grande parte da agenda de desenvolvimento tem a ver com aumentar nossa produtividade e para isso devemos investir em infraestrutura”, concluiu Familiar.

O post América Latina tem déficit de investimento em infraestrutura de US$ 180 bi apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!