Criptomoedas são Excêntricas e Arriscadas, diz Presidente do Itaú – Portal do Bitcoin

O presidente do banco Itaú, Candido Bracher, disse que as criptomoedas, da forma como estão estabelecidas hoje, são algo muito excêntrico e arriscado.

De acordo com a publicação no site da Folha de São Paulo, Bracher respondeu algumas perguntas da plateia que compareceu na terça-feira (12) na 28ª edição do Ciab Febraban, que acontece de 12 a 14 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

O evento, promovido pela própria Federação Brasileira de Bancos, é realizado anualmente e trata sobre tecnologia da informação para o setor financeiro.

No decorrer da participação do presidente do Itaú, ele salientou que o mercado de criptoativos não é algo que vai achar um grande espaço no mercado financeiro tradicional a curto prazo. Logo, não deve provocar alguma diferença no sistema atual. Para ele, a tecnologia é apenas uma “experiência interessante”.

Ao ser questionado pela plateia sobre o risco de grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Facebook e Google, se tornarem competidoras no mercado financeiro, o executivo respondeu:

“Nosso mercado tem regulação extremamente restritiva. Não estou vendo o interesse delas penetrarem neste mercado num curto prazo. Tendo as mesmas regras, poderão perfeitamente participar e competir, e acho que serão competidores formidáveis”.

Em outra pergunta, dessa vez sobre a competição com as fintechs (empresas que usam tecnologia para oferecer serviços financeiros), Bracher afirmou que elas fertilizam o mercado, mas precisam seguir as mesmas regras de competição no negócio.

Otávio Damásio, diretor do Banco Central – que criou uma regulamentação específica para fintechs de crédito, permitindo que elas atuem no mercado sem o suporte de um banco pré-estabelecido –, afirmou, no mesmo evento, que a simplificação das regras é compatível com o baixo risco que essas empresas trazem ao mercado, e que, ao mesmo tempo, aumentam a competição do setor.

Itaú contra criptomoedas

O Itaú já fechou contas de corretoras corretoras brasileiras de criptomoedas. Os casos mais conhecidos são o do Mercado Bitcoin, em 2015, que chegou acionar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mas foi derrotado, e a CoinBR, em 2016, que após entrar com processo contra o banco conseguiu uma decisão favorável do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

No entanto, no início do ano a instituição foi anunciada como uma das empresas que usaria o sistema xCurrent da plataforma Ripple para facilitar pagamentos internacionais em tempo real.

Banco velho x Banco novo

Desde 2016, todos os grandes bancos brasileiros vêm fechando as agências de forma sistemática. O presidente do Itaú disse que não há uma meta para fechar agências ao passo em que clientes migram para os sistemas digitais, mas admitiu que a tendência é que exista um número muito menor de unidades.

Em uma referência às estruturas tradicionais e às plataformas digitais, Bracher disse que o Itaú não promoverá uma divisão do “banco velho” com o “banco novo”.

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/ 

O post Criptomoedas são Excêntricas e Arriscadas, diz Presidente do Itaú apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!