Brasil: Banco Central e CVM Desenvolvem Sistema de Blockchain com Microsoft – Portal do Bitcoin

A Microsoft está avançando na parceria com o Banco Central do Brasil (Bacen) para implementar um sistema, baseado em blockchain, que facilite a troca de informações entre o órgão financeiro e outras instituições reguladoras. Os detalhes e objetivos do projeto foram publicados na terça-feira (12) no blog da desenvolvedora de software.

A parceria começou na segunda metade de 2017, mas apenas em abril o Bacen implementou definitivamente o serviço baseado em blockchain chamado Pier (Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras), desenvolvido pela Microsoft Azure setor de dados em nuvem da companhia.

O principal objetivo da parceria é facilitar a integração de informações entre o Banco Central, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Hoje em dia, a constante troca de dados entre as entidades é passada por meio de e-mails, papeladas e telefonemas, com baixa eficiência e confiabilidade.

Marcelo Yared, diretor de tecnologia do Bacen, comentou na nota do blog sobre as vantagens do sistema:

Hoje, a requisição é gravada diretamente no Blockchain do Pier, […] podendo ser resolvida de forma quase instantânea. Isso acontece porque cada entidade tem um pedaço dessas informações e o conteúdo é compartilhado conforme o necessário.

Além de uma maior agilidade, trocar papéis e e-mails por uma rede descentralizada e automatizada torna todo o processo mais seguro, auditável e menos sujeito a falhas de controle.

Integração à blockchain do Ethereum

O Pier é baseado no sistema Quorum, desenvolvido pela JP Morgan, integrado à rede de blockchain do Ethereum. A nota também sugere que o sistema de integração abre portas para o uso do blockchain em outros setores públicos, para diferentes propósitos.

Para Yared, a sociedade pode se beneficiar de um governo que use blockchain para compartilhamento e autenticidade de dados. “Queremos oferecer à administração pública um instrumento que pode trazer mais agilidade ao Estado. A ferramenta tem um potencial muito mais amplo, podendo trazer melhorias significativas de eficiência pública.”

Leia também: Análise Técnica Bitcoin 14/06/18

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/ 

O post Brasil: Banco Central e CVM Desenvolvem Sistema de Blockchain com Microsoft apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!