EUA estão empenhados em ‘desnuclearização completa’ e ‘rápida’ da Coreia do Norte – Isto É

Os Estados Unidos estão comprometidos com uma “desnuclearização completa, verificável e irreversível” na Coreia do Norte, afirmou nesta quinta-feira o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, após se reunir com os chanceleres de Coreia do Sul e Japão.

Segundo o secretário de Estado, as sanções contra a Coreia do Norte só serão suspensas após uma “desnuclearização completa”.

Na quarta-feira, ao revelar que Washington espera que a maior parte do desarmamento nuclear tenha terminado até o final da presidência Trump, em 2020, Pompeu destacou que “desnuclearização completa significa verificável para todos os que estão envolvidos”.

Em um encontro histórico em Singapura, na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, concordaram em trabalhar para eliminar as armas nucleares da península coreana.

Pompeo, que está em Seul para analisar a cúpula entre Trump e Kim com os chanceleres sul-coreano e japonês, Kang Kyung-wha e Taro Kono, disse ainda que o líder norte-coreano “entende” que o processo de “desnuclearização” deve ser “rápido”.

“Pensamos que Kim Jong Un entende a urgência” da situação e que “devemos fazer isto rapidamente”, declarou o secretário de Estado a jornalistas.

Na mesma coletiva, a chanceler sul-coreana afirmou que a “aliança entre Coreia do Sul e Estados Unidos está mais forte do que nunca”, após Trump anunciar o fim dos exercícios militares conjuntos.

Kono declarou que o Japão entende que a interrupção dos exercícios militares é coerente com os passos para que a Coreia do Norte renuncie a seu arsenal nuclear.

– Trump minimiza violações –

Em entrevista à Fox News nesta quarta-feira, Trump minimizou as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime norte-coreano, assinalando que outros países também fazem “coisas más”.

“Muitas outras pessoas fizeram coisas verdadeiramente más. Acredito que poderia ir a muitas nações onde já fizeram várias coisas ruins”.

Segundo o departamento americano de Estado, o regime de Kim mantém entre 80 mil e 120 mil presos políticos em campos de trabalho forçado, enfrentando torturas e fome.

Kim também é suspeito de ordenar, no ano passado, o assassinato de seu irmão, envenenado em um aeroporto da Malásia.

Os críticos temem que a cúpula em Singapura tenha legitimado Kim e afirmam que a reunião serviu mais para a exposição na mídia do que para progressos reais.

– Moscou pede fim das sanções –

A Rússia solicitou nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que analise a suspensão progressiva das sanções econômicas contra a Coreia do Norte, diante do acordo firmado com os EUA para eliminar as armas nucleares da península coreana.

O Conselho aprovou no ano passado três pacotes de duras sanções econômicas contra Pyongyang, que proíbem quase todas as suas exportações de matéria-prima e limitam severamente o fornecimento de combustíveis, em resposta aos disparos de mísseis e ao teste nuclear realizados pelo regime norte-coreano.

“É simplesmente natural que pensemos sobre dar passos nesta direção”, declarou o embaixador russo Vassily Nebenzia sobre a suspensão das sanções. “Existe um progresso que deve ser recíproco. Deve haver contrapartidas” porque “a outra parte precisa de estímulo para avançar”.

Apesar do acordo em Singapura, Estados Unidos, Japão e os países europeus defendem a permanência das sanções até que a Coreia do Norte desmantele completamente seu programa armamentístico.

O embaixador holandês Karel van Oosterom, que lidera a comissão de sanções no Conselho contra a Coreia do Norte, declarou que as medidas punitivas seguem sendo implementadas com todo o vigor.

“Continuaremos mantendo a pressão com a implementação total das sanções”.

O post EUA estão empenhados em ‘desnuclearização completa’ e ‘rápida’ da Coreia do Norte apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!