Pokemon e Bitcoin: Desenvolvedor Cria Aplicativo para Jogar via Lightning Network – Portal do Bitcoin

Saíram recentemente vários relatórios acerca de uma nova aplicação para a Lightning Network (LN) do Bitcoin. Esta aplicação, chamada Poketoshi, permite aos usuários da rede jogarem o conhecido jogo ao pagarem apenas uns pequenos Satoshis por transação – e foi criada por um português.

Desenvolvido pelo engenheiro informático João Almeida, o Poketoshi rapidamente se tornou famoso por ser extremamente parecido a jogos em eventos em que a comunidade do website Twitch joga Pokémon ao dar comandos através do chat.

No Poketoshi, cada comando dado através da Lightning Network tem um custo de 10 Satoshis. Os pagamentos passam por um processador de transações de Bitcoin que funciona com a LN, o OpenNode.

A plataforma, de acordo com vários relatórios, serve para demonstrar a utilidade da LN, que no inicio do ano contava já com mais de 1,000 canais de pagamento na mainnet, e agora ultrapassa os 5,000, lhe dão uma capacidade superior a 22 BTC. João Almeida até demonstrou como se joga:

Tendo em conta a relevância do projeto, um de alguns que demonstra a capacidade da Lightning Network e da rede do Bitcoin, o Portal do Bitcoin decidiu falar com Almeida acerca do seu projeto e das suas perspetivas para o futuro.

Portal do Bitcoin: Pode-nos falar um pouco acerca de si e do seu percurso no mundo das criptomoedas?

João Almeida: Chamo-me João, sou natural do Porto e neste momento vivo no Porto. Acabei o meu mestrado em Eng. Informática o ano passado, e logo de seguida fui estagiar para Nova Iorque. Foi em Nova Iorque que tive o meu primeiro contacto com Bitcoin.

Na altura juntei-me a um projecto open-source chamado Zap, que consistia numa Bitcoin wallet compatível com lightning network. Este projecto teve muito sucesso e foi até mostrado na BloombergTV, enquanto a stark (CEO da Lightning Labs) dava uma entrevista. 2 das 3 pessoas que faziam parte desse projecto tinham uma empresa relacionada com bitcoin e convidaram-me entretanto a juntar a eles. Neste momento sou Head of Dev na Masen e um do nossos grandes projectos é o OpenNode.

PB: De onde tirou a ideia de criar uma aplicação para jogar Pokemon com a LN?

JA: Inspirei-me neste tweet do Michael. Na realidade o que queria era fazer um stress test à tecnologia/infraestrutura que estou a desenvolver no OpenNode e mostrar ao mesmo tempo um possível caso de uso da LN.

PB: Quanto tempo demorou a desenvolver um projeto destes?

JA: O Poketoshi em si demorou cerca de 2 dias a desenvolver. Já o OpenNode (infraestrutura de pagamentos) começou a ser desenvolvida à cerca de 2 meses e está neste momento em Closed Beta.

PB: É um projeto rentável?

JA: Diria que não, mas como referi em cima, o principal objectivo não era esse. Posso dizer que neste momento foram efetuados mais de 900 pagamentos e gerados mais de 7500 ‘invoices’.

PB: Pretende fazer mais aplicações para a LN no futuro?

JA: Sim! No entanto, o meu foco enquanto developer é desenvolver infraestrutura para que outros developers/business owners possam usar esta tecnologia com o mínimo conhecimento acerca de bitcoin/crypto.

PB: Porque escolheu utilizar a LN?

JA: A Lightning Network é a grande aposta para tornar o Bitcoin num ‘medium of exchange’. Esta tecnologia permite escalar Bitcoin, regendo-se por contractos que são assegurados pela Bitcoin Blockchain. Sou um grande fã de Bitcoin e achei que uma forma de poder trazer esta tecnologia a mais pessoas seria precisamente criar provas de conceito de possíveis casos de uso, como exemplo o Poketoshi.

PB: Na sua opinião, em que estado se encontra o mercado das criptomoedas?

JA: Ainda existe um grande caminho a percorrer, já estivemos mais longe é certo. Acredito também que a médio/longo prazo maior parte das moedas existentes irão desaparecer e o capital irá focar-se mais na tecnologia Bitcoin, acelerando o seu desenvolvimento e dando capacidades de esta poder ser utilizada como um ‘medium of exchange’.

PB: Como prevê ser o futuro do Bitcoin e da LN?

JA: Vejo um futuro próspero. Quando as implementações de LN tiverem AMP, watchtowers e a versão do neutrino estiver optimizada para mobile, penso que será quando iremos assistir uma revolução nos pagamentos, especialmente em lojas físicas. Até lá, é continuar a desenvolver.

PB: Algo mais que queira partilhar com os leitores do Portal do Bitcoin?

JA: Mantenham-se atentos a esta tecnologia, utilizem as versões testnet para nos ajudarem a corrigir possíveis bugs e obter feedback. Só com a ajuda de todos poderemos construir a infraestrutura para novo mundo financeiro.

Como referido, esta é uma das muitas aplicações que demonstram o potencial do Bitcoin e da Lightning Network. Apesar de não utilizar a última, o Portal do Bitcoin noticiou recentemente que um brasileiro inventou uma máquina de café ativada com a criptomoeda.

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/

O post Pokemon e Bitcoin: Desenvolvedor Cria Aplicativo para Jogar via Lightning Network apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!