Fórum reúne empresários do Brasil e Vietnã em São Paulo

Empresários do Brasil e do Vietnã se encontraram nesta terça-feira (3) no Fórum de Comércio e Investimento Vietnã e Brasil, na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O evento, organizado pelo São Paulo Chamber of Commerce, órgão de comércio exterior da ACSP, e pelo Governo da República Socialista do Vietnã, teve a presença do vice-primeiro ministro vietnamita H.E. Vuong Dinh Hue e de representantes de grandes empresas vietnamitas, de vários setores, em busca de parcerias para importação, exportação e investimento direto.

Para o presidente da ACSP, o fórum representou uma oportunidade para estreitar os laços comerciais entre os dois países. “O Vietnã é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia. As empresas brasileiras têm uma interessante janela de oportunidade, este fórum traz ótima oportunidade de negócios bilaterais em diversas áreas, já que o Vietnã torna-se, definitivamente, um dos principais centros asiáticos com capacidade de atrair o comércio internacional com os empresários de São Paulo”.

Representando o Ministério das Relações Exteriores, a embaixadora Débora Vainer Barenboim-Salej destacou o potencial de crescimento entre os dois países e sua relação política. “Brasil e Vietnã possuem afinidades em relação aos temas globais. Queremos uma ordem internacional equilibrada, baseada no direito e aberta aos interesses dos países em desenvolvimento, queremos que tensões e conflitos sejam resolvidos por negociação de maneira pacífica. A elevação nos últimos dez anos do fluxo de comércio bilateral ilustra o rápido desenvolvimento e o grande potencial de nossas relações. Nosso intercâmbio saltou de US$ 29 milhões em 2001 para US$ 4 bilhões em 2017, seu melhor resultado histórico”.

O vice-primeiro ministro do Vietnã, Vuong Dinh Hue, ressaltou o encontro ocorrido nesta segunda-feira (2) com o presidente Michel Temer. “Nós já fizemos um encontro bem-sucedido com o presidente, o que mostra que Vietnã e Brasil têm uma parceria muita boa, celebraremos ano que vem 30 anos de relações. Esse novo acordo link 1 vai abrir caminho entre os dois países. O Vietnã tornou-se o melhor ambiente competitivo da Ásia”.

Em tom de descontração, o vice-primeiro ministro do Vietnã disse que até o momento acertou todos os placares para o Brasil na Copa do Mundo, inclusive do jogo desta segunda-feira (2). Para ele, assim como o jogador Neymar, o Brasil vai superar a recessão. “Por essa razão, digo que o Brasil passou por uma recessão, mas acredito que vai crescer de novo. O Vietnã vai criar condições favoráveis para unir empresários brasileiros e vietnamitas”.

Durante o painel, os empresários brasileiros e vietnamitas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto aos trâmites e oportunidades comerciais entre os dois países, além de conhecer o perfil das empresas participantes e estreitar relações comerciais.

Edição: Fernando Fraga

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!