Gráfico do Dia: Maximizando o Rali do Iuan Chinês – Investing.com

O chinês está em queda, caindo mais cedo hoje pela décima vez em doze dias, com uma perda de 5%, o pior selloff desde 2015. Agora está em seu ponto mais fraco em quase um ano, em um nível contra o dólar que não era visto desde agosto de 2017. Além disso, de acordo com o Wall Street Journal, “o iuan encerrou junho com uma de suas maiores perdas mensais registradas, caindo 3,4% em relação ao dólar”.

Para parar a queda e, com sorte, sustentar a moeda deslizante, esta manhã o Banco Central chinês (PBoC) — por meio de dois funcionários diferentes — sinalizou a possibilidade de intervenção. Como o prazo de sexta-feira imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para impor US$ 34 bilhões em tarifas adicionais sobre importações chinesas, o iuan caiu abaixo de 6,7 por dólar estimulando o vice-presidente do banco central chinês e chefe de regulação do mercado de câmbio, Pan Gongsheng, a expressar confiança de que o país asseguraria um nível razoável para a moeda, de acordo com a Reuters. O vice-presidente do banco central, Yi Gang, concordou, dizendo que a China “manterá a taxa de câmbio do iuan basicamente estável em um nível razoável e equilibrado”.

O maior condutor do atual da queda do renminbi é a disputa comercial entre EUA-China. Mesmo antes do início do conflito comercial, os mercados acionários chineses já estavam sofrendo por causa da crescente saída de capital devido a uma repressão do governo a investimentos arriscados e altamente alavancados. Um terceiro condutor inesperado foi o fortalecimento do , retirando investimentos de mercados emergentes. Com isso, os mercados chineses já perderam US$ 2 trilhões de valor. Um bônus: o iuan tornou-se a moeda com o pior desempenho do mundo, uma honra duvidosa.

Para avaliar quão significativa é essa “honra” de câmbio, durante esse mesmo período, outras moedas de mercados emergentes, como a e , atingiram seus próprios recordes mínimos.

Após as duas declarações do PBOC, o iuan se estabilizou e avançou um pouco mais. Nesse momento, os ursos assumiram o controle do par USD/CNY, sendo que o momento agora está do lado do iuan.

USDCNY Diário

A recuperação do iuan formou uma estrela cadente para o par de moedas, uma representação visual de vendedores empurrando os avanços dos compradores, um sinal de baixa. Isso está acontecendo ao mesmo tempo em que o Índice de Força Relativa (RSI) superou seu maior nível sobrevenda desde janeiro de 2016.

O RSI voltou a cair em um canal de alta desde fevereiro, aumentando a probabilidade de continuar a cair em direção ao fundo do canal, o que provavelmente seria em torno de 67, uma resistência de maio a junho, agora supostamente apoiada, à medida que a dinâmica do mercado invertia.

A MM50 (verde) segue para a linha de tendência de alta desde 20 de abril e a MM200 (vermelho), após cruzar a MM100 (azul) em meados de maio. Essa convergência pode desencadear um catalisador técnico, de uma forma ou de outra.

Estratégias de negociação

Os traders conservadores negociam apenas com a tendência e, portanto, vão esperar que a correção termine para prolongar, talvez em torno do nível de 6,5.

Os traders moderados podem entrar em uma negociação arriscada se o capital que eles podem sacrificar for mínimo, fornecendo uma taxa de risco-retorno muito favorável e compensando o risco da posição. Se o preço voltar a testar o nível de 6,700, podem considerar uma posição vendida, colocando um stop-loss acima da alta diária de 6,7161.

Os traders agressivos teriam um preço baixo que lhes permitisse colocar um stop-loss acima do máximo diário ou tão alto quanto estivessem dispostos a arriscar, ao mesmo tempo em que aceitavam que poderiam ser stopados.

Gestão de patrimônio

Seja qual for sua aversão ao risco, estabeleça um plano de negociação antes de entrar em uma posição, com uma taxa de risco-retorno mínima de 1:3.

Exemplo de negociação 1: Exemplo negativo

  • Entrada: 6,6500 Número psicológico redondo e linha de tendência de alta esperada
  • Stop-loss: 6,7170 Risco: 670 pips
  • Meta: 6,5000 Retorno: 1.500 Taxa de risco-retorno: 1:2

Qualidade do trade: Essa é uma aposta ruim, já que o trader não está maximizando os retornos estatísticos e provavelmente falhará a longo prazo, mesmo que esse que ganhe.

Exemplo de negociação 2: Exemplo positivo – Aguardando a correção completa

  • Entrada: 6,7000 Preço de abertura de hoje
  • Stop-loss: 6,7170 Risco: 170 pips
  • Meta: 6,6000 Retorno: 1.000 pips Taxa de risco-retorno: 1:6

Qualidade do trade: Excelente, duas vezes a taxa mínima exigida.

Exemplo de negociação 3: Exemplo positivo – Correção completa de alta

  • Entrada: 6,6500
  • Stop-loss: 6,6700 (preço de abertura) Risco: 200 pips
  • Meta: 6.6500 Retorno: 1.500 pips Taxa de risco-retorno: 1:7.5

Qualidade do trade: Excelente

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!