Polícia Ambiental do Rio apreende 170 balões este ano – Isto É

A Polícia Ambiental do Rio de Janeiro apreendeu 170  balões este ano, devido às festas juninas, com a ajuda de denúncias feitas após a campanha Disque Balão, do Programa Disque Denúncia. A última apreensão ocorreu em Muriqui, na Costa Verde, no final de semana, onde numa residência, a Polícia Ambiental recolheu gabaritos para fabricação de balões, que poderiam chegar a 20 metros de altura. 

Por conta dos crimes ambientais nessa época do ano envolvendo balões, o Linha Verde reforçou a campanha de combate e prevenção à prática de confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões. A campanha é sazonal e vai até o dia 15 de setembro.

No ano passado, o Linha Verde auxiliou o Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar na apreensão de 108 balões, além de 1.805 materiais utilizados na fabricação e soltura. Por meio das denúncias ao Linha Verde, as forças policiais tendem a obter mais sucesso em suas operações, pois as informações indicam locais exatos onde as ações ocorrem, como locais de fabricação, de armazenamento, dias e horários de campeonatos.

Criação

A campanha Disque Balão foi criada no ano de 1999 com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais e desde 2013 passou a integrar o programa Linha Verde. A campanha serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança. 

A prática de soltar balões é perigosa. Em julho do ano passado, um balão caiu sobre o Velódromo, no Parque Olímpico, destruindo parte da cobertura. Desde o lançamento da campanha, foram cadastradas mais de 6.800 denúncias.

Todas as denúncias que ser feitas pelo Linha Verde (021-2253-1177), são encaminhadas para a polícia. No ano passado, o serviço passou a receber também denúncias por meio do aplicativo para celulares Disque Denúncia RJ, em que o denunciante consegue enviar fotos e vídeos, sempre mantendo a garantia do anonimato.
 

O post Polícia Ambiental do Rio apreende 170 balões este ano apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!