Bombeiros combatem grande incêndio florestal na Califórnia – Isto É

Mais de 2.000 bombeiros combatem um grande incêndio florestal no norte da Califórnia, enquanto se espera um final de semana de muito calor que poderá estender as chamas.

O chamado “County Fire” arrasou na terça-feira 283 km2 nos condados de Napa e Yolo, e até o momento apenas foi contido em 5%, segundo as autoridades, que pediram aos residentes da área para ficarem prontos para serem retirados do local caso as condições piorem.

O incêndio começou no sábado a cerca de 80 km a oeste de Sacramento, capital da Califórnia.

A fumaça e as cinzas deram um tom laranja ao céu, o que levou o Corpo de Bombeiros de San Francisco a emitir um alerta no domingo sobre a qualidade do ar, pedindo a idosos, crianças e doentes cardíacos a evitar atividades físicas.

Os bombeiros do estado também combatiam outro incêndio, o Pawnee. A porta-voz dos bombeiros da Califórnia (Cal Fire), Tricia Austin, disse à AFP que as chamas do Pawnee afetaram uma área de 60,2 km2 no condado de Lake, ao norte de San Francisco, destruindo 22 estruturas. Segundo Austin, espera-se que este incêndio seja controlado para o final de semana.

A porta-voz informou que a temporada de incêndios florestais, que normalmente se desenvolve entre setembro e outubro, começou neste ano mais cedo do que o habitual.

As autoridades esperam novos incêndios durante o feriado de 4 de julho, dia da Independência dos Estados Unidos, em que muita gente acende fogos de artifício ilegais.

-“Condições críticas”-

O prognóstico para o final de semana é de temperaturas acima dos 40 graus, o que representa “condições críticas” para incêndios.

Os especialistas apontam que estes incêndios são gerados pelo calor, o clima seco e a morte de 129 milhões de árvores devido às recentes secas e por ataque de insetos.

Os estados de Colorado, Utah, Washington e Oregon, situados igualmente no oeste do país, também foram foco de incêndios esta semana.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, informou na segunda-feira que durante o primeiro semestre deste ano as chamas devoraram 214,5 km2 no Estado, contra a média de 93,1 km2 dos últimos anos” durante o mesmo período.

Após anos de seca, a Califórnia sofreu em 2017 incêndios letais, incluindo o “Thomas Fire”, que arrasou a área de Santa Bárbara em dezembro, matando duas pessoas, destruindo mais de mil prédios e queimando 1.140 km2 de vegetação.

O “Thomas Fire” também foi a origem de um deslizamento de terra que matou 17 pessoas.

Em outubro, cerca de 40 pessoas morreram nas regiões vinícolas dos vales de Napa e Sonoma, ao norte de San Francisco, em incêndios que arrasaram 245.000 acres de vegetação e destruíram mais de 7 mil casas e prédios.

O post Bombeiros combatem grande incêndio florestal na Califórnia apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!