Ferrovia que liga RJ e ES vai entrar em programa de concessões

A Secretaria-Geral da Presidência informou hoje (4), por meio de nota, que vai incluir a ferrovia EF-118, que liga os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Segundo o comunicado, será realizada nos próximos dias uma reunião extraordinária do Conselho do PPI para qualificar a estrada de ferro, a partir das diretrizes do Plano Nacional de Logística.

O plano foi aprovado na 7ª reunião do Conselho do PPI, realizada na segunda-feira (2), no Palácio do Planalto. Após a reunião, também foi anunciada a inclusão de mais 14 empreendimentos no programa de concessões do governo federal. 

Em novembro do ano passado, os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, reuniram-se, em Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no Norte fluminense, em busca de apoio do governo federal para a construção da EF-118 entre os dois estados.

Ferrovia Norte-Sul

Ainda segundo a nota, devido à importância da Ferrovia Norte-Sul, cuja licitação do Tramo Sul ocorrerá no segundo semestre deste ano, será desenvolvido o projeto de engenharia do Tramo Norte, que ligará Açailândia ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. “Este passo é fundamental para a viabilização de uma futura concessão, que permitirá o acesso a mais um importante porto da Região Norte”, diz a Secretaria-Geral. “Desta forma, o governo federal reforça o compromisso de priorizar o aumento da participação do modo ferroviário na matriz de transportes brasileira”.

Edição: Sabrina Craide

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!