Lucre com Monopólios Naturais | Investing.com – Investing.com

A queda de juros fará com que a forma que o brasileiro invista seja alterada. Com juros altos, o investidor não tem incentivo para colocar seu dinheiro em ativos de maior risco. Já no caso dos juros mais baixos, os investidores buscam ativos de maior risco, afinal todos querem manter a rentabilidade do seu patrimônio.

O que temos que observar é que isso não é algo imediato, é algo gradual. Os investidores vão “se acostumando” com a ideia de que os juros acima dos 14% acabou e, aos poucos, vão acrescentando mais risco na carteira.

Para quem nunca investiu em ações, não vá com tanta sede ao pote e evite correr tantos riscos. Da mesma forma que quando você começa a correr, não vai ser logo de cara que você vai correr uma maratona, não é mesmo?

A primeira estratégia que você deve utilizar é a que possui um menor risco associado em ações. E algumas ações e setores possuem menores riscos associados. São aquelas ações de empresas consolidadas em seus mercados, sem grande necessidade de expansão de operação e sem grandes investimentos esperados.

Alguns setores possuem e se destacam por estas características. São empresas que contam com uma vantagem competitiva específica: custo de troca.

Toda vez que um cliente troca seu fornecedor de serviço, ele incorre no custo de troca. Estes custos estão relacionados às dificuldades e aos custos financeiros relacionados à troca de um fornecedor para outro, estando presentes em todas as relações entre as empresas.

Em geral, os serviços de utilidade pública como saneamento, energia elétrica e gás canalizado são um monopólio natural e é muito difícil para a base de clientes trocar o fornecedor do serviço. Somente em alguns casos os clientes industriais conseguem trocar o distribuidor – e olhe lá.

Comgás (SA:) é um grande exemplo disso. A principal vantagem competitiva da empresa é que os clientes são dependentes do serviço de gás canalizado (infraestrutura), considerado um monopólio natural. É muito difícil para a base de clientes trocar o gás encanado pelo antigo sistema de botijões e praticamente não existe concorrência na área de atuação.

Além disso, a empresa se beneficia da extensão da sua rede, que atende 1,7 milhão de clientes residenciais. Por esse motivo, mantenha-se atento às oportunidades nos setores que se beneficiam dos monopólios naturais, que podem ser rentáveis também para os investidores.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!