Mercados Globais com Baixa Liquidez; No Brasil, Produção Industrial é Destaque – Investing.com

Em meio ao baixo volume de negócios nos mercados globais, os principais índices acionários seguem sentidos distintos. A ausência dos Estados Unidos devido ao feriado enxugou a liquidez nas bolsas da Europa e nas bolsas da Ásia. Ambos os continentes foram pressionados negativamente pelo desempenho do setor de tecnologia, contaminado pelo noticiário em torno da Micron Technology (multinacional americana). O tribunal da China proibiu a empresa norte-americana de vender 26 tipos de chips no país. Mesmo com uma queda nas principais praças (Tóquio, Xangai, Hong Kong, Frankfurt e Londres), o índice composto da Ásia e da Europa performa levemente positivo.

Na China, nem mesmo os dados econômicos positivos puderam suportar o desempenho da bolsa de Xangai. O PMI composto chinês subiu de 52,3 pontos em maio para 53 pontos em junho. O ritmo de crescimento econômico se mostra sólido, no entanto, houve uma pressão inflacionária devido a maiores custos das firmas. Estes custos estão atrelados às restrições do governo chinês, que tenta diminuir as externalidades negativas das firmas altamente poluentes. Veja abaixo o desempenho do setor de serviços (azul) e indústria (laranja):

PMI da China

O mercado de câmbio continua com uma sessão bastante calma. O euro se mantem no patamar de US$ 1,164. O índice para o em 96,6, sugere um leve enfraquecimento generalizado da moeda. O yuan também não sofreu grandes mudanças após a intervenção do banco central da China, recuperando parte das perdas recentes.

Brasil
O mercado local abriu em leve alta, sofrendo pela baixa liquidez. O dólar voltou a subir, sendo negociado a US$ 3,90. O mercado aguarda o leilão de rolagem do vencimento de swap de agosto. Na agenda econômica do dia, o destaque fica por conta da produção industrial, que neste mês apresentou os efeitos da paralização dos caminhoneiros. O indicador sofreu um recuo de 10,9%, maior queda desde dezembro de 2008 (-11,2%). A produção caiu em 24 dos 26 ramos abrangidos pela pesquisa, sendo estes dois ramos o de produtos derivados do e biocombustíveis e de industrias extrativas. O caso destes ramos é peculiar, pois são relativamente menos dependentes do modal rodoviário para a escoação.

Agenda do dia

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!