México extradita aos EUA traficante sucessor de “El Chapo” – Isto É

O narcotraficante Dámaso López Núñez, conhecido como “El Licenciado” e considerado o sucessor de Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán no Cartel de Sinaloa, foi extraditado nesta sexta-feira (6) para os Estados Unidos. A informação é da Procuradoria Geral da República (PGR) do México.

“A PGR informa que nesta madrugada em Ciudad Juárez, Chihuahua, foi entregue em extradição Dámaso L. a autoridades dos Estados Unidos com base no tratado de extradição assinado entre os dois países”, disse, em mensagem aos veículos de imprensa, o subprocurador jurídico e de Assuntos Internacionais da PGR, que também é suplente do procurador-geral, Alberto Elías.

López foi detido em 2 de maio de 2017 na Cidade do México por forças da Secretaria de Defesa e da PGR, e enfrenta acusações por associação criminosa e delitos contra a saúde em uma corte do distrito oeste do estado da Virgínia, nos EUA.

Considerado o braço direito de Guzmán, López é uma “testemunha-chave” no julgamento de ‘El Chapo’, que está previsto para setembro em Nova York, explicou Elías.

Em mensagem aos veículos de imprensa, o subprocurador detalhou que López saiu de madrugada de Ciudad Juárez e, em várias imagens cedidas pela PGR, é possível vê-lo algemado e dentro do avião em que foi transferido.

“A extradição era primordial tanto para as autoridades americanas como para as mexicanas, pela contribuição testemunhal que ele pode ter em relação a Joaquín Guzmán Loera, e significa um divisor de águas na relação de cooperação entre os dois países, particularmente na troca de informação”, disse Elías.

Dámaso López foi um dos homens fortes de ‘El Chapo’ e orquestrou a primeira fuga do criminoso de uma penitenciária em 2001, convertendo-se em seu homem de confiança.

O post México extradita aos EUA traficante sucessor de “El Chapo” apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!