Níger continuará recebendo solicitantes de refúgio da ONU, diz presidente – Isto É

O Níger continuará sendo um país de trânsito para os solicitantes de refúgio, enviados principalmente da Líbia pela ONU, indicou neste sábado (7) seu presidente Mahamadou Issoufou.

“Somos um povo aberto à hospitalidade, somos um povo generoso, recebemos as pessoas em dificuldade (…) é a tradição de nosso país”, declarou o presidente após receber uma delegação da ONU liderada pela vice-secretária-geral, Amina Mohamed.

“O essencial é que as pessoas não fiquem muito tempo no Níger, o trânsito pelo Níger tem que ser muito rápido, que o tempo seja mínimo, é a única condição”, explicou Issoufou à imprensa.

O presidente saudou “a boa colaboração” com a União Europeia (UE) na luta contra a imigração clandestina, mas considerou que o fundo de 1,8 bilhão de euros da UE para o seu país “não é suficiente”. “É uma gota de água na necessidade de financiamento”, disse.

Também saudou a “boa colaboração” com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), agência que organiza a transferência para Niamey dos refugiados bloqueados na vizinha Líbia, à espera que um país os receba.

Segundo o Acnur, tratam-se de refugiados “vulneráveis” e que vivem sobretudo em campos de “detenção” líbios.

O norte do Níger é uma grande área de trânsito dos migrantes que buscam chegar à Europa passando pela Líbia.

Segundo Niamey, as medidas de segurança e jurídicas mobilizadas na região com o apoio da UE permitiram reduzir consideravelmente o fluxo de candidatos.

O post Níger continuará recebendo solicitantes de refúgio da ONU, diz presidente apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!