Associações automotivas pedem retomada de negociação do Nafta – Exame

Associações da indústria automotiva de Canadá, Estados Unidos e México pediram, nesta segunda-feira (9), para seus governos retomarem as negociações para renovar o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na semana passada que vai adiar a revisão do acordo para depois das eleições legislativas de novembro em seu país, mas as associações consideram que o período de transição após as eleições presidenciais do México em 1º de julho passado marca o momento ideal para fazer isso.

“Consideramos que, enquanto se forma um novo governo no México até 1º de dezembro de 2018 (dia da posse), agora é o momento oportuno para que as partes retomem as negociações com um compromisso renovado”, indicou o comunicado divulgado no México pela Associação Mexicana da Indústria Automotiva, AMIA.

“Temos uma grande oportunidade para atualizar este acordo comercial (…) que permita que a indústria automotiva da América do Norte mantenha sua competitividade global”, acrescenta o comunicado assinado por outras oito organizações, entre elas a Auto Alliance Driving Innovation dos Estados Unidos e a Canadian Vehicle Manufacturers’ Association.

A indústria automotiva da América do Norte foi uma das maiores beneficiadas pelo Nafta, em vigor desde 1994, pois permitiu a integração de complexas cadeiras de fornecimento e alcançar custos de produção competitivos.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!