Ibovespa reduz alta; Petrobras sobe e Vale cai mais de 1% – Valor

SÃO PAULO  –  (Atualizada às 12h05) O Ibovespa opera em alta no início da tarde desta terça-feira, ajustando-se ao movimento de valorização visto um dia antes nos mercados americanos — a bolsa brasileira esteve fechada na segunda-feira por causa de feriado em São Paulo. 

Por volta de meio-dia, o Ibovespa avançava 0,27%, aos 75.214 pontos, após marcar 75.895 pontos na máxima. O giro financeiro somava quase R$ 2,7 bilhões.

“Temos um ajuste em relação ao feriado de ontem, quando os mercados dos EUA tiveram uma alta forte”, diz Vitor Suzaki, analista da Lerosa Investimentos. Ele ainda ressalta que a perspectiva de boa safra de resultados trimestrais nos Estados Unidos ajuda a animar os investidores e diminuir a aversão ao risco — os mercados de Nova York iniciaram o dia no campo positivo e mantinham o sinal no início desta tarde.

Tinham alta Petrobras PN (+1,06%), Petrobras ON (+0,99%), mas Vale ON diminuía 1,29%. No setor bancário, subiam Banco do Brasil ON (+1,56%) e Itaú Unibanco PN (+0,40%) enquanto  Bradesco PN cedia 1,03% e Bradesco ON declinava 0,67%.

Suzaki ainda destaca que o imbróglio político envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não traz grandes impactos ao Ibovespa no curto e no médio prazo, mas ressalta que o episódio trouxe algum receio ao mercado quanto às eleições presidenciais.

Na ponta positiva do índice, destaque para Braskem PNA (+9,42%) — o Valor aponta que o acordo para venda da participação do grupo Odebrecht para a LyondellBasell deve ser assinado até meados de outubro.

Entre as quedas, atenção para Eletrobras ON (-2,06%) e Eletrobras PNB (-2,20%). A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar suspendendo o edital do BNDES para contratar empresas para fazer a avaliação da estatal e a modelagem da privatização da holding.

No câmbio, o dólar comercial perdia 0,91%, para R$ 3,8357.

Fonte Oficial: Valor.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!