Comissão Europeia diz que comentário Trump sobre gasoduto “não ajuda” – Exame

Bruxelas – O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis disse nesta quarta-feira que “não ajuda” a retórica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que nesta manhã disse que a Alemanha está sob o controle da Rússia pela construção do gasoduto Nord Stream II.

“Achamos que esta retórica não ajuda”, disse Dombrovskis em entrevista coletiva.

O vice-presidente do Executivo comunitário acrescentou que a instituição procura garantir que, se for construído o gasoduto – que ligará a Rússia diretamente com a Alemanha -, este irá operar de modo “transparente” e “não discriminatório”, com o “nível de supervisão apropriado” e em linha com as normas europeias e internacionais.

Dombrovskis lembrou que no ano passado foi adotado um mandato para negociar com a Rússia os princípios da operação do Nord Stream II, enquanto a CE propôs emendas à sua direção em matéria de gás para estabelecer que qualquer gasoduto sob jurisdição da União Europeia, incluindo os que vêm ou vão para terceiros países, estão sujeitos a esta lei.

A Comissão Europeia, em todo caso, “está comprometida” com os objetivos de conseguir um mercado de gás bem diversificado e competitivo, segundo o vice-presidente da CE.

Trump declarou nesta manhã antes da cúpula da Otan, que começa hoje em Bruxelas, que “a Alemanha está totalmente controlada pela Rússia” e insistiu que considera “muito triste” que Berlim faça um acordo “em massa” de gás e petróleo com a Rússia, enquanto “se supõe” que os EUA devem proteger sua aliada diante de Moscou.

A construção do Nord Stream II também foi objeto de controvérsia entre os países da União Europeia, que veem como necessário diversificar suas fontes de energia para reduzir a dependência da Rússia.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!