Os 20 países mais inovadores do mundo (incluindo a China) – Exame

11 das 20 economias mais inovadoras do planeta são europeias, incluindo as três primeiras

access_time 11 jul 2018, 06h00

São Paulo – Pela primeira vez, a China ficou entre os 20 primeiros lugares em um ranking de inovação com 126 países.

O Índice Global de Inovação (IGI) é publicado anualmente desde 2007 pela Universidade Cornell, pelo INSEAD e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

“A China tem subido e continuará a subir”, disse Francis Gurry, diretor-geral da OMPI, na conferência de lançamento.

Foram analisados 7 pilares da inovação com um total de 80 indicadores. A China é líder em patentes, publicações científicas e trabalhadores da ciência e tecnologia.

“É muito difícil um país copiar o outro, mas o que podemos aprender com a China é a necessidade de ter uma estratégia muito clara de desenvolvimento, especialmente em ramos como educação universitária e investimento em pesquisa”, diz Soumitra Dutta, professor de Cornell e um dos responsáveis pelo estudo, para EXAME.

Na mesma categoria de renda da China, há apenas dois outros países se aproximando do top 20: a Malásia na 35ª posição e a Bulgária na 37ª posição.

Mas outros também mostram uma trajetória claramente ascendente, como Índia, Irã, Tailândia e Vietnã. Já Israel subiu 6 degraus em um ano e ficou na 11ª posição.

Na América Latina, o país mais bem classificado é o Chile, no 47º lugar, com destaque para fatores como qualidade regulatória, matrículas no ensino superior e acesso a crédito. Costa Rica é a 2ª mais bem colocada na região e o México é 3º.

O Brasil escalou 5 posições e passou do 69º para a 64º lugar no ranking geral. O país está relativamente parado nos aportes em inovação, mas conseguir subir 10 posições nos resultados.

A África do Sul está na nossa frente e é a melhor colocada do continente africano, na 58ª posição.

11 das 20 economias mais inovadoras do planeta são europeias, incluindo as três primeiras. O primeiro lugar do ranking geral ficou com a Suíça pela oitavo ano consecutivo.

O país é o primeiro colocado em diversos indicadores de patentes, é o segundo em produção industrial de alta e média-alta tecnologia e está entre os líderes globais em despesas com pesquisa e desenvolvimento e em qualidade de universidades locais.

Veja quais são os 20 países mais inovadores do mundo segundo o ranking:

  1. Suíça
  2. Países Baixos
  3. Suécia
  4. Reino Unido
  5. Singapura
  6. Estados Unidos
  7. Finlândia
  8. Dinamarca
  9. Alemanha
  10. Irlanda
  11. Israel
  12. República da Coreia
  13. Japão
  14. Hong Kong
  15. Luxemburgo
  16. França
  17. China
  18. Canadá
  19. Noruega
  20. Austrália

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!