Trump pressiona Otan para aumentarem gastos com defesa a 4% do PIB – Exame

Bruxelas – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou aliados na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta quarta-feira a dobrar a meta por país de gastos com defesa dos atuais 2% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2024 para 4% do PIB.

A decisão do americano de dizer a líderes da Otan em uma reunião que a meta para 2024 era baixa demais, confirmada por uma autoridade da Casa Branca, veio após meses de ataques pelo presidente dos EUA contra aliados na organização por não alcançar o objetivo de 2% do PIB.

Em entrevista a repórteres após as discussões entre líderes da Otan, o presidente da Bulgária, Rumen Radev, descreveu uma reunião tensa. “Trump levantou a questão não só de alcançar 2% (do PIB) hoje, mas uma nova meta, de 4%”, revelou. “Todos ficaram se perguntando quão a sério Trump está levando (a sugestão de) 4%.”

Questionado sobre o assunto, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, desconversou. “Acho que, primeiro, deveríamos chegar a 2%”, limitou-se a dizer. “Meu foco é nessa meta.”

Também hoje, apesar das críticas de Trump, os líderes da Otan consentiram sobre a declaração da cúpula, que reforçou o compromisso de que os 29 membros sigam se esforçando rumo à meta de 2% do PIB em gastos com defesa até 2024 e deu as boas vindas ao progresso feito até aqui em elevar esse tipo de despesa.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!