Inflação sobe 0,1% em junho nos Estados Unidos – Exame

O núcleo da inflação foi menor do que o previsto por analistas, mas comparado com junho do ano passado registrou um aumento de 2,3%

Por EFE

access_time 12 jul 2018, 11h09

Washington – O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,1% em junho nos Estados Unidos em relação ao mês anterior e a taxa anualizada ficou em 2,9%, a maior desde 2012, anunciou nesta quinta-feira o Governo americano.

O núcleo da inflação, que exclui os preços da energia e dos alimentos por causa de sua volatilidade, ficou em 0,2% em junho, enquanto que comparado com junho do ano passado registrou um aumento de 2,3%.

O número divulgado pelo Departamento de Trabalho é menor do que antecipado pelos analistas, que tinham previsto uma alta de 0,2%.

Por outro lado, a taxa anualizada de 2,9% é a maior registrada nos EUA desde o começo de 2012 e, segundo os analistas, é uma mostra DE que a economia americana está no melhor momento depois da crise financeira.

O aumento de preços foi impulsionado principalmente pelos setores de automóveis (0,4%), gasolina (0,5%) e habitação (0,1%).

Assim, a tendência de alta dos preços continua nos EUA o que servirá de argumento para que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) siga com sua estratégia de aumentar as taxas de juros de maneira “gradual” no que resta de 2018.

O Fed subiu em junho os juros para o nível entre 1,75% e 2%, depois de elevá-los em março, e se prevê que realize pelo menos duas altas adicionais no que resta do ano, tendo em vista a solidez da economia americana, com uma taxa de desemprego que fechou junho em 4%.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!