BNDES expande linha pré-embarque para montadoras e empresas de carnes – Exame

Novas condições prevêem redução de 40 por cento no spread, enquanto a taxa anual de juro cai de 1,9 para 1,2 por cento ao ano

Por Rodrigo Viga Gaier, da Reuters

access_time 1 ago 2018, 18h12

São Paulo – O BNDES está criando novas condições para exportadores com uma linha de financiamento pré-embarque e decidiu incluir na lista os setores automotivo, de carnes e bens de defesa, disse à Reuters o presidente do banco de fomento, Dyogo Oliveira.

As novas condições prevêem redução de 40 por cento no spread, enquanto a taxa anual de juro cai de 1,9 para 1,2 por cento ao ano. Outra mudança foi a ampliação do prazo de pagamento do financiamento de 36 para 48 meses.

“O BNDES tem feito esforço para tornar seus produtos mais adaptados à realidade da economia”, disse Oliveira à Reuters.

A operação pré-embarque envolve o exportador tomador do crédito, um banco comercial e o próprio banco de fomento.

O executivo argumentou que a inclusão de mais setores elegíveis para concessão da linha será positiva para a economia. No entanto, diferente dos demais, que podem ter aprovação automática, os exportadores de automóveis, carnes e de equipamentos de defesa precisarão passar por análise prévia do banco antes da liberação dos recursos.

“O critério para aprovação é agregar valor ao país”, adicionou Oliveira, adicionando que os financiamentos nessa linha poderão ser feitos em dólar e corrigidos pela taxa Libor, sendo que a linha atual a operação só é feita em reais.

Nos últimos anos, com exceção de 2017 quando ficou praticamente zerada, a linha pré-embarque teve desembolsos médios de 2 bilhões de dólares, segundo Oliveira. A expectativa é que com as novas condições, a linha retome esse padrão.

 

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!