Turquia revelará “novo modelo econômico” com meta de 4% do PIB em 2019 – Exame

São Paulo – O Ministério do Tesouro e de Finanças da Turquia informou nesta quinta-feira que o chefe da pasta, Berat Albayrak, anunciará amanhã um “novo modelo econômico” para o país governado a rédeas curtas por Recep Tayyip Erdogan, que é sogro do ministro.

As múltiplas propostas serão apresentadas sob o guarda-chuva do chamado Plano de Médio Prazo de Albayrak. Entre elas, estão um crescimento de 3% a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, trazer a inflação – de 15,85% na comparação anual de julho segundo o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Turkstat – para abaixo dos 10% “tão logo quanto possível”.

“Espera-se que o déficit em conta corrente se estabilize em 4% (do PIB) no futuro próximo”, acrescenta o comunicado, que, no entanto, deixa as explicações das medidas concretas que serão postas em vigor para atingir essas metas para o anúncio de amanhã.

No texto, o ministério afirma que “o sistema bancário turco tem uma estrutura de capital sólida e o setor financeiro será capaz de gerenciar efetivamente as flutuações hoje como o fizeram no passado”. “Não há problemas com a taxa de câmbio e nem tampouco risco de liquidez”, garante.

Além disso, a pasta comandada por Albayrak promete também reduzir o nível de rolagem da dívida para menos de 100%.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!