Lira turca se recupera após bater nova mínima recorde frente ao dólar Por Reuters – Investing.com

© Reuters. Funcionário conta notas de lira turca em agência de câmbio em Istambul, na Turquia

ISTAMBUL (Reuters) – A se recuperava da baixa recorde de 7,24 por nesta segunda-feira, depois que o banco central prometeu fornecer liquidez e reduzir as exigências de reservas para os bancos turcos, mas seu colapso continuou abalando os mercados globais.

O banco central, que surpreendeu os mercados no mês passado ao deixar a taxa de juros inalterada apesar da inflação de dois dígitos e da queda da lira, anunciou as movimentações de liquidez e reservas depois que o ministro das Finanças, Berat Albayrak, disse que as autoridades começariam implementar um plano de ação na segunda-feira.

A lira, que bateu a mínima recorde de 7,24 contra o dólar nas negociações asiáticas, reduzia as perdas depois dos comentários de Albayrak e do anúncio do banco central, chegando brevemente para 6,4. Às 7:15 (horário de Brasília), a divisa era negociada a 6,8790 por dólar.

A moeda turca perdeu mais de 40 por cento em relação ao dólar neste ano, em grande parte devido às preocupações com a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a economia, suas repetidas solicitações por taxas de juros mais baixas e o agravamento dos laços com os Estados Unidos.

Na sexta-feira, a lira despencou 18 por cento, atingindo ações dos EUA e da Europa, enquanto os investidores se assustavam com a exposição dos bancos à Turquia.

O recente colapso da lira na noite de domingo atingiu as ações asiáticas, enfraqueceu o rand sul-africano e impulsionou a demanda nos mercados globais por moedas seguras, incluindo dólar, franco suíço e . As ações dos principais bancos da Europa também perderam terreno.

Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!