Erdogan, da Turquia, afirma desafiar “jogos” com a economia Por Reuters – Investing.com

© Reuters. Erdogan, da Turquia, afirma desafiar “jogos” com a economia

ANCARA (Reuters) – Um dia depois de duas grandes agências de classificação de risco rebaixarem a nota da Turquia para perto do status “junk” em meio a uma crise cambial, o presidente turco Tayyip Erdogan afirmou que desafiaria aqueles que fazem “jogos” com a economia.

Tanto a Moody’s quanto a Standard & Poor’s reduziram a classificação de crédito soberano da Turquia para território “junk” na noite passada.

A Standard & Poor’s citou a extrema volatilidade da lira e previu recessão no próximo ano. A agência de rating rebaixou a classificação em um degrau, para B+ ante BB-, e manteve a perspectiva da Turquia estável, movimento que veio depois que a lira perdeu cerca de 40 por cento de seu valor em relação ao dólar este ano.

“Hoje, algumas pessoas estão tentando nos ameaçar através da economia, através de taxas de juros, câmbio, investimento e inflação”, disse Erdogan ao congresso de seu partido, o AK.

“Estamos dizendo a eles: vimos seus jogos e estamos desafiando você”.

A lira despencou com os investidores se preocupando com a influência de Erdogan sobre a política monetária.

As vendas pesadas nas últimas semanas se espalharam para outras moedas de mercados emergentes e ações globais e aprofundaram as preocupações sobre a economia, particularmente a dependência da Turquia das importações de energia e se a dívida em moeda estrangeira representa um risco para os bancos.

Na véspera, a lira da Turquia enfraqueceu 3 por cento depois que um tribunal turco rejeitou o apelo de um pastor norte-americano para ser libertado, levando a uma dura repressão do presidente norte-americano Donald Trump, que disse que os EUA não aceitariam a detenção “sentados”.

O caso de Andrew Brunson, um missionário evangélico cristão da Carolina do Norte que viveu na Turquia por duas décadas, se tornou um ponto de divergência entre Washington e Ancara e acelerou a crescente crise cambial.

Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!