Haddad diz que usará reservas para investir em infraestrutura – Isto É

O candidato a vice-presidente na chapa do PT, Fernando Haddad, afirmou que, caso o partido ganhe as eleições, vai incentivar as parcerias público-privadas (PPP) em energia eólica e renovável, em um modelo que comparou à criação do ProUni, na gestão Lula.

“É um grande campo de expansão para gerar emprego. Vamos usar parte das reservas internacionais, cerca de US$ 30 bilhões, para investir em infraestrutura”, disse Haddad em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, na madrugada desta segunda-feira, 20. O ex-prefeito de São Paulo vai disputar a Presidência como cabeça de chapa caso a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva seja impugnada.

Questionado sobre como vai promover essas medidas com o rombo nas contas públicas, Haddad disse que o partido propõe uma trajetória mais longa de ajuste fiscal e não um “freio de arrumação”, usado, segundo ele, pelo governo atual e proposto por economistas liberais.

“Aqueles que querem dar choque recessivo, aumentando imposto e diminuindo gasto, vão provocar menos crescimento. Tudo vai depender da trajetória de ajustamento. Você vai ter uma trajetória mais longa sem produzir esse drama que o governo está produzindo.”

As medidas que seriam adotadas, disse ele, são a imposição de tributação para lucros e dividendos, o aumento da renda das famílias mais pobres para “fazer a roda da economia girar” e a queda dos juros.

As medidas incluiriam a isenção de imposto de renda para famílias que têm renda de até cinco salários mínimos e a reforma bancária. Para diminuir o spread, o PT propõe uma tributação progressiva de spreads. “Não vamos terminar o próximo mandato sem atacar o custo do crédito no Brasil.”

Na segurança pública, o programa petista aposta na federalização do combate ao crime, com o fortalecimento do contingente da Polícia Federal, disse Haddad.

Empresários

Na entrevista, Haddad ainda criticou a parcela de empresários que ficam “aplaudindo” o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro. “O Lula conviveu bem com empresários que agora jogaram no atraso, ao invés de resgatar um plano que deu certo. O plano que vinha acontecendo no Brasil era um ganha-ganha, bom para todo mundo”, disse.

O post Haddad diz que usará reservas para investir em infraestrutura apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!