IPCA-15 e IPC-S Caem Fortemente – Investing.com

Dois dos principais índices de inflação ao consumidor saíram hoje mostrando o retorno às condições pré greve dos caminhoneiros. O IPC -S da terceira semana de agosto veio em 0,10% e o IPCA-15 em 0,13%. A maioria dos itens vieram dentro do que seria de esperar em seu comportamento sazonal, como alimentos e vestuário. O item habitação continua sendo a maior influência altista da inflação, agora por conta da energia elétrica. Mantido esse comportamento benigno, o IPCA pode fechar o ano abaixo das estimativas correntes de 4,15%.

O retorno da inflação corrente a uma trajetória abaixo da meta, após um forte choque como o da greve e em meio a um no câmbio, sinaliza um hiato do produto ainda elevado. Há que se considerar, portanto, que as expectativas em torno da taxa de crescimento, hoje em 1,49%, passem por uma revisão para baixo.

Apesar do cenário benigno para a inflação, a curva longa dos juros continua subindo, impulsionada pelo câmbio e pelo aumento da aversão da aversão ao risco Brasil. O contrato de juros para jan/27 está subindo mais 14 pontos hoje e é negociado a 12,44%. O de jan/21 está saindo a 9,62%, com alta de 12 pontos. A alta da curva longa, além de refletir o comportamento mais avesso ao risco por parte dos agentes, acaba por intensificar a desaceleração da atividade econômica e da inflação.

O sobe mais de 30 pontos hoje, saindo a R$ 4,07. A menos que o BC entre com uma atuação mais intensa, tanto nos swaps como no mercado à vista e nas linhas, o real deve continuar a se desvalorizar. O atual cenário prospectivo dado pelas eleições, não revela um candidato com probabilidade de assegurar governabilidade por quatro anos. O atual processo de correção do patamar do dólar deve continuar, enquanto as incertezas quanto ao futuro governo se mantiverem.

Estimativas

Estimativas

Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!