Poupança Cresce Mesmo em Cenário Econômico Fraco – Investing.com

A caderneta de poupança, tradicional instrumento para reservas monetárias futuras, registrou pelo quinto mês seguido captação líquida positiva. De acordo com o Banco Central, os depósitos superaram os saques da poupança em R$3,748 bilhões no mês de julho.

Na comparação com o mesmo período no ano passado, o saldo foi de R$2,336 bilhões. Este é o maior valor para um mês de julho desde 2014.

O presente resultado denota que as famílias estão conseguindo reestruturar as suas finanças, mesmo em um momento de atividade econômica que caminha a “passos lentos”, assim como a retomada gradual do mercado de trabalho brasileiro.

Vale frisar que, de acordo com o último Relatório , a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto () é de 1,49% neste ano, taxa bem abaixo da qual era esperada no início de janeiro, quando mercado financeiro estimava crescimento de 2,70%. O primeiro semestre de crescimento aquém do esperado, o cenário externo turbulento, principalmente no que diz respeito à guerra comercial e à recente crise na Turquia, o impacto da greve dos caminhoneiros, ainda que em curto prazo, e o cenário eleitoral incerto são os principais influenciadores para a projeção vigente.

Com a manutenção da taxa básica de juros – a taxa – no atual patamar de 6,50% a.a., a remuneração da caderneta de poupança continuará em 70% da taxa de juros ao ano, o que resulta em 0,3715% ao mês. No acumulado do ano, a poupança rendeu 2,70%, valor menor do que a inflação no mesmo período (2,94%).

Apesar da importância histórica que a caderneta de poupança sempre teve na vida financeira dos brasileiros, o cenário atual requer investimentos melhores para proteger o poder de compra das famílias e sua capacidade de acumular dinheiro para o futuro.

É neste ponto que entram várias opções de investimentos de renda fixa. Não é necessário nenhum simulador de rendimento da poupança para identificar que o mercado financeiro oferece diversas alternativas à caderneta.

Com os mesmos benefícios – segurança, liquidez e praticidade – investimentos como CDB, LCI, LCA e LC entregam rendimentos significativamente maiores comparados a essa modalidade de investimento. Para começar, basta se informar, traçar seus objetivos e colocar seu dinheiro para render.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!