EUA podem fechar acordo comercial com Canadá esta semana, diz Mnuchin – Exame

São Paulo – O Secretário de Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse hoje à CNBC que continua esperançoso de que seu país conseguirá fechar em breve um novo acordo comercial com o Canadá. Mnuchin, porém, ressaltou que se as conversas fracassarem, os EUA estão dispostos a seguir adiante com o acordo que já foi negociado com o México.

“Esse é um grande passo adiante para o comércio”, disse Mnuchin em entrevista à emissora americana, um dia depois de a Casa Branca anunciar que fechou um acordo bilateral preliminar com o México, gerando dúvidas sobre o futuro do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês), que inclui o Canadá.

Segundo Mnuchin, aparentemente não há muitos pontos de conflito para um acordo comercial com o Canadá, que pode ser concluído ainda nesta semana.

Também na entrevista, Mnuchin afirmou que os EUA têm feito progresso nas discussões comerciais com China e União Europeia. Ele enfatizou, por outro lado, que Washington deseja maior acesso aos mercados chineses e reciprocidade no comércio.

Mnuchin comentou também sobre o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, que ele considera ser um “líder fenomenal”. O secretário afirmou respeitar a independência do Fed e estar contente com a atual curva de juros dos EUA.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse não estar “animado” com os recentes aumentos de juros do Fed.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!