Bolsonaro diz que “talvez” mantenha subsídio ao diesel no ano que vem – Isto É

Embora se apresente como um candidato liberal em termos econômicos, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, durante entrevista ao Jornal das Dez, da GloboNews, na noite desta terça-feira, 28, que poderá manter o subsídio ao óleo diesel, criado em maio pelo presidente Michel Temer para encerrar a greve dos caminhoneiros, e criticou investimentos feitos por chineses na aquisição de empresas no Brasil.

Questionado a respeito do subsídio ao diesel, que vale até o fim do ano, Bolsonaro respondeu inicialmente que iria “conversar com a minha equipe econômica e tomar uma decisão”. Quando os entrevistadores insistiram no tema, o presidenciável falou que resolveria a questão “talvez mantendo o subsídio”.

“O ideal é não ter subsídio, mas o que acontece? Por que tem o subsídio? A carga tributária é muito grande no Brasil”, disse Bolsonaro, que ainda insinuou que a Petrobras não é transparente sobre o preço dos combustíveis. “Tem uma informação, não sei se é verdade, um informe, que o óleo diesel ali na refinaria custa 90 e poucos centavos. Aí a Petrobras coloca 150% em cima disso e repassa.”

Sobre as privatizações, Bolsonaro disse que não é possível fazer restrição a esse ou aquele país, mas manifestou “uma preocupação enorme” com os investimentos que os chineses têm feito no País. “A China não está comprando no Brasil, em parte está comprando o Brasil.” O candidato ainda falou ser “apaixonado” pelo modelo de golden share, no qual o governo vende a estatal, mas mantém o direito a veto sobre determinados assuntos.

Saneamento básico

Questionado sobre a ausência de planos para o saneamento básico em seu programa de governo, Bolsonaro disse que pretende extinguir o Ministério das Cidades e descentralizar os investimentos, mandando “dinheiro para as cidades”. “O prefeito usa essa verba do jeito que quiser.”

Ensino a distância

Bolsonaro reiterou os planos de permitir que a educação a distância seja adotada em todos os níveis de ensino, inclusive no Fundamental. Esse modelo de ensino, segundo ele, ajudaria a levar educação a locais remotos do País e reduziria o que chamou de “doutrinação” nas escolas.

Saúde

Sobre a área da saúde, o candidato reafirmou a intenção de fazer uma prova de revalidação dos diplomas dos médicos cubanos – os quais, segundo ele, não é possível saber de fato se são formados na profissão. Bolsonaro ainda falou sobre a criação de um voucher para o atendimento de saúde, sobre a instituição de uma carreira de Estado para os médicos e sobre o estímulo à prestação do serviço militar para os profissionais da saúde, de forma a levá-los para o interior do País.

O post Bolsonaro diz que “talvez” mantenha subsídio ao diesel no ano que vem apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!