Prefeita acusa Trump de ‘matar os porto-riquenhos com sua negligência’ – Isto É

O presidente Donald Trump “matou os porto-riquenhos com sua negligência”, acusou nesta quarta-feira (29) a prefeita da capital San Juan, um dia depois do governo deste território americano elevar de 64 para quase 3.000 o número de mortos pelo furacão Maria.

“Que vergonha para a Casa Branca e que vergonha para o presidente, porque nem mesmo uma vez, nem mesmo ontem, disse que lamenta pelo povo de Porto Rico”, disse a prefeita Carmen Yulín Cruz ao canal CNN.

Durante os dias e as semanas posteriores ao furacão de 20 de setembro, choveram críticas a Trump por sua falta de ação diante do desastre generalizado no qual Porto Rico estava mergulhado. A ilha passou semanas sem comunicação, e grande porções do território ficaram sem energia elétrica durante meses.

Um estudo da Universidade George Washington descobriu na terça-feira, comparando registros de mortes de anos anteriores, que houve “um excesso” de 2.975 falecimentos entre setembro e fevereiro, o que inclui tanto os que morreram pelo impacto do furacão como os que foram vítimas das consequências deixadas por este.

“O governo Trump matou os porto-riquenhos com sua negligência”, disse a prefeita. “Esta será uma mancha em sua presidência que durará toda a sua vida”.

Um mês depois do furacão, quando a cifra oficial de falecidos estava em 16, o presidente declarou que o desastre não era nada comparado aos mais de 1.800 mortos deixados pelo furacão Katrina na Louisiana em 2005.

Esse comentário “moldou e dificultou o tipo de resposta que obtivemos, de assistência federal, de mobilização federal e de envio de bens a Porto Rico”, afirmou em uma entrevista à CNN a representante democrata por Nova York Nydia Velázquez.

“É indiscutível que milhares de pessoas morreram por essa resposta desastrosamente inadequada”, continuou.

Esse comentário do presidente, somado à demora da ajuda e às imagens de Trump jogando rolos de papel higiênico aos danificados, indignou a população.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse na terça-feira, após a divulgação do novo balanço, que o presidente Trump “continua orgulhoso do trabalho que a família federal realizou para ajudar nossos concidadãos em Porto Rico”.

“Do que está orgulhoso?”, reagiu Carmen Yulín Cruz. “De 2.975 mortes? É disso que você está orgulhoso?”.

O post Prefeita acusa Trump de ‘matar os porto-riquenhos com sua negligência’ apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!