ANP libera instalações da Replan que não foram afetadas por incêndio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desinterditou hoje (29) as instalações da Refinaria de Paulínia (Replan), da Petrobras que não foram afetadas pelo incêndio ocorrido no último dia 20. A Replan está localizada na cidade de Paulínia, em São Paulo.

Em nota, a ANP informou que a desinterdição ocorre após verificação das condições de segurança do isolamento das unidades envolvidas no acidente por uma equipe do órgão. Segundo a agência, a Petrobras já havia enviado toda a documentação exigida pela ANP.

A refinaria foi interditada no dia 24, para garantir a segurança operacional das instalações e evitar novos acidentes, diante da possibilidade de retomada da operação das unidades não afetadas. “A medida cautelar de interdição não incluiu as operações de tancagem e utilidades não afetadas pelo acidente”, salienta a nota da ANP.

A ANP abriu um processo administrativo para investigar o incidente.

Incêndio

Na madrugada do último dia 20, houve num incêndio na planta industrial da Replan, iniciado após a explosão do tanque de águas ácidas, situado no setor de craqueamento. Não houve vítimas.

A produção da Replan foi interrompida e a refinaria interditada pela ANP, para evitar novos incidentes. A Petrobras instaurou comissão interna para averiguar as causas do incêndio.

A Refinaria de Paulínia é a maior refinaria da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo. São 69 mil metros cúbicos de petróleo por dia, ou o equivalente a 434 mil barris.

A produção da Replan corresponde a cerca de 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).

Edição: Sabrina Craide

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!