Governo da Venezuela obriga bancos a aceitarem criptomoeda Petro – Portal do Bitcoin

Enquanto o país luta para sair de uma grave crise política e econômica, o governo da Venezuela determinou que os bancos públicos e privados adotem a criptomoeda Petro como unidade conta, conforme pelo site da France24 nesta terça-feira (28).

Agora todas as informações financeiras deverão ser denominadas tanto no Bolívar Soberano como na Petro, criada pelo ditador no início do ano e adotada como moeda oficial da estatal petrolífera PDVSA desde 20 de agosto.

A medida, tomada pela Superintendência das Instituições do Setor Bancário da Venezuela (SUDEBAN), através da Circular SBI-II-GGR-GNP 14226, de 23 de agosto, é parte das tentativas desesperadas de Maduro para evitar cinco anos de recessão e a inflação que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê atingir 1.000.000% neste ano — mais de 2 milhões de pessoas fugiram do país após a crise.

De acordo com as novas regras, os bancos deverão realizar ajustes em suas plataformas a fim de prover aos clientes as diferentes telas de consultas e instrumentos de cobrança, que deverão constar em bolívares soberano e petros, mostrou o site Escaracas.

A referida unidade de conta ‘petro’, cujo valor é de aproximadamente US$ 60, deve ser corrigida de acordo com o valor publicado diariamente pelo Banco Central da Venezuela.

A Petro foi anunciada pela primeira vez no início de dezembro de 2017 por Nicolás Maduro como uma forma de contornar as sanções dos EUA, em meio a uma crise econômica e hiperinflação da antiga moeda oficial, o Bolívar.

Na ocasião, Maduro disse que a criação da criptomoeda era para que o país avançasse em matéria de soberania monetária, realizasse transações financeiras e, assim, vencer o bloqueio americano.

Maduro ordenou, então, que as empresas estatais usassem a criptomoeda para compra e venda de produtos e serviços — elas deviam realizar uma porcentagem de suas vendas e compras em Petro.

Recentemente o governo mudou o Bolívar para o Bolívar Soberano, que agora é a moeda oficial venezuelana, e cortou cinco zeros na conversão. Maduro, em seu anúncio, disse que as alterações mudarão as finanças do país “de forma radical”.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

O post Governo da Venezuela obriga bancos a aceitarem criptomoeda Petro apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!