PIB do Brasil cresce 0,2% no 2º trimestre, diz IBGE – Exame

A previsão do mercado era de 0,1%, de acordo com levantamento da Bloomberg com 29 economistas.

access_time 31 ago 2018, 09h30 – Publicado em 31 ago 2018, 09h01

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,2% no 2º trimestre de 2018 em relação ao trimestre anterior.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A previsão do mercado era de 0,1%, de acordo com levantamento da Bloomberg com 29 economistas.  Banco Fibra e Itaú Unibanco projetavam uma alta de 0,3%.

Foi a sexta alta trimestral seguida. A taxa de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior ficou em 1%, a quinta alta seguida nesta medida.

“O efeito da greve dos caminhoneiros foi mais discreto que inicialmente projetado, se configurando em grande medida como um choque isolado”, escreve Andre Perfeito, economista-chefe da corretora Spinelli.

Grupos

Os Serviços foram o destaque com alta trimestral de 0,3%, enquanto a Agropecuária teve estabilidade e a Indústria registrou nova queda, de 0,6%.

No setor externo, houve queda das exportações (5,5%) e das importações (2,2%) em relação ao trimestre anterior.

A formação bruta de capital fixo, medida do investimento na economia, também voltou a cair na comparação trimestral: 1,8%.

Ainda assim, a taxa de investimento em relação ao PIB ficou em 16% no trimestre, acima dos 15,3% do mesmo período do ano anterior. Já a taxa de poupança foi de 15,7% para 16,4% do PIB no mesmo intervalo.

 

 

 

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!