EUA propuseram aos palestinos confederação com a Jordânia, afirma ONG – Isto É

Conselheiros americanos que trabalham em um plano de paz entre israelenses e palestinos propuseram ao presidente palestino, Mahmud Abbas, uma confederação com a Jordânia, informou uma integrante de uma ONG de Israel após um encontro com o mesmo.

Em reunião com militantes israelenses pela paz em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, Abbas se referiu a uma conversa que teve com Jared Kushner, conselheiro de Donald Trump, e com o enviado especial do presidente americano ao Oriente Médio, Jason Greenblatt, informou à AFP Hagit Ofran, da ONG Paz Agora.

Segundo Hagit, Abbas teria respondido aos representantes americanos que teria interesse em uma confederação apenas se Israel fizesse parte da mesma. Trataria-se, segundo a ativista, de uma forma de recusar a proposta, uma vez que este último país jamais aceitaria tal sugestão.

Não foram divulgados detalhes sobre a data da reunião entre Abbas e os representantes americanos. A Autoridade Palestina cortou oficialmente qualquer contato com a Casa Branca depois que Trump anunciou, em dezembro, que os Estados Unidos reconheceriam unilateralmente Jerusalém como capital de Israel.

O gabinete de Abbas confirmou a reunião deste domingo com os militantes de Israel, mas não as declarações referentes à proposta de confederação com a Jordânia.

Parte da direita israelense considera que uma confederação palestino-jordaniana seria uma forma de evitar a criação de um Estado palestino independente, e de se desfazer de qualquer tipo de responsabilidade em relação aos 3,5 milhões de palestinos que vivem atualmente na Cisjordânia, território ocupado militarmente por Israel há mais de meio século.

Trump estipulou o objetivo de obter um acordo de paz “final” entre Israel e os palestinos, e encarregou seu genro e conselheiro, Jared Kusher, de trabalhar com uma equipe neste projeto. Kusher e Greenblatt fizeram um giro discreto pela região no fim de junho.

O post EUA propuseram aos palestinos confederação com a Jordânia, afirma ONG apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!