Relator recomenda arquivar processo contra deputado Nelson Meurer – Isto É

O deputado Mauro Lopes (MDB-MG) votou nesta terça-feira (4) pelo arquivamento do processo por quebra de decoro contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR) no Conselho de Ética da Câmara. No entanto, um pedido de vista adiou a votação do caso no colegiado.

Mauro Lopes justificou o arquivamento ao afirmar que “o caso ocorreu no mandato passado, antes de 2014, e mesmo assim o povo entendeu que ele deveria ser reeleito e foi reeleito pelo povo do Paraná”.

Segundo o parlamentar, o processo ainda está no Supremo Tribunal Federal (STF). “Tão logo estando transitado em julgado, será comunicado à Mesa da Câmara dos Deputados e ele terá o mandato cassado pelo Plenário”, avalia.

Em recesso branco, o colegiado só deve votar o arquivamento do processo contra o deputado Nelson Meurer na segunda semana de outubro, após as eleições.

Condenação

Por unanimidade, o deputado foi condenado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em regime fechado. Apesar da decisão, o deputado recorre em liberdade. Meurer é o primeiro condenado pelo STF na Operação Lava Jato após a chegada dos primeiros inquéritos, em 2015.

O colegiado julgou ação penal elaborada pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo a acusação, o deputado Nelson Meurer recebeu R$ 4 milhões em vantagens indevidas oriundas da Petrobras. O filho do deputado Nelson Meurer Júnior também foi condenado, mas a uma pena menor, 4 anos e 9 meses de prisão em regime aberto.

O post Relator recomenda arquivar processo contra deputado Nelson Meurer apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!