Poupança tem melhor agosto da série histórica, com entrada de R$5,863 bi – Exame

Até então, o maior ingresso havia sido registrado em agosto de 2013, quando foram captados 4,646 bilhões de reais

Por Reuters

access_time 6 set 2018, 19h19

Brasília – A caderneta de poupança registrou entrada líquida de 5,863 bilhões de reais em agosto, divulgou o Banco Central nesta quinta-feira, sexto desempenho mensal positivo consecutivo e o melhor para o mês da série histórica iniciada em 1995.

Até então, o maior ingresso havia sido registrado em agosto de 2013, quando foram captados 4,646 bilhões de reais.

O dado de agosto também foi o mais forte registrado neste ano.

No mês, os depósitos superaram os saques em 4,405 bilhões de reais no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), enquanto na poupança rural houve entrada de 1,458 bilhão de reais.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a poupança soma ingresso líquido de 16,960 bilhões de reais, melhor resultado para o período desde 2013 (+42,252 bilhões de reais). O desempenho vem na esteira da melhor atividade econômica exibida neste ano, embora com menos fôlego que o inicialmente esperado pelo governo.

Contribuindo para a atratividade da poupança, a taxa de juros no Brasil segue em 6,5 por cento ao ano, seu menor patamar histórico, ressaltou o economista da 4E Consultoria, Bruno Lavieri.

“Dado que outras aplicações têm algum risco e é cobrado Imposto de Renda, a poupança deixa de ser uma escolha ruim, principalmente para investimentos de curto prazo”, disse.

Lavieri destacou ainda que em um cenário de futuro mais incerto, como o vivido pelo Brasil hoje, a propensão dos investidores a comprar cai, enquanto a disposição a poupar cresce, o que também pode ter ajudado o resultado de agosto.

O mês foi marcado por forte volatilidade e aversão ao risco nos mercados, com o dólar marcando seu maior avanço mensal desde setembro de 2015, de 8,46 por cento, diante das incertezas eleitorais que ainda devem castigar os investidores até que a trilha para o futuro ocupante do Planalto esteja mais clara.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!