“Não há garantia de estabilidade de preço no Bitcoin”, diz Bobby Lee – Portal do Bitcoin

“Eles controlam o dinheiro físico, controlam o valor do seu dinheiro. Olhem o caso do confisco de euros no Chipre ou a hiperinflação da Venezuela”. Assim Bobby Lee, fundador de umas das primeiras exchanges da China e membro da fundação Bitcoin, começou sua palestra na manhã de sábado (08) em algum ponto do mar Mediterrâneo na conferência internacional Blockchain cruise.

Para Lee, em vez de confiarmos em governos e instituições podemos confiar na matemática de uma moeda criptografada. Nesse ponto, o empresário tem experiência: embora seja cidadão americano, teve grandes batalhas com os reguladores chineses – e foi derrotado.

“É a posse por identidade que dá poder às autoridades”, lembrou ao falhar da característica semi-anônima da blockchain do Bitcoin. “Na China, os ingressos do cinema tem o seu nome. Há uma lista negra com um tipo de pontuação social na qual o governo pode te negar serviços como passagens de trem ou de avião”.

Lee disse também que os governos estão em guerra com as exchanges, apertando questões regulatórias, criando medos e propondo fortes limitações para ICOs.

Ele segue convicto na força da criptoeconomia: “Antes nós nunca tivemos verdadeira liberdade financeira, pois são os bancos centrais que controlam o dinheiro”.

O empresário também defendeu posições controversas como afirmar que os governos deveriam desistir de combater a lavagem de dinheiro e focar em pegar os criminosos.

“Eu me importo com a liberdade”, afirmou.

Após uma fala geral, houve uma abertura para perguntas. Uma das questões da plateia foi sobre o instabilidade do preço da primeiras das criptomoedas.

“Não há garantia de estabilidade de preço no Bitcoin. Isso é bom, porque se trata de um sistema descentralizado de livre mercado. Não há uma garantia de estabilidade por um banco central e isso não vai acontecer”.

Ao mesmo tempo, em sua visão, quanto mais os governos se opuserem ao Bitcoin, mais as pessoas perceberão que se trata de uma solução.

No momento da abertura das perguntas, ninguém menos que Roger Ver, o grande promotor do Bitcoin Cash e o dono do domínio Bitcoin.com, pediu o microfone e fez a primeira pergunta:

“O Bitcoin está se dirigindo para se tornar uma reserva de valor enquanto o Bitcoin Cash visa ser um sistema de pagamento. Qual é o melhor projeto?”, disse.

Lee não quis entrar em polêmicas e foi político: “Eu acho que em alguns aspectos o BCH de fato mantém alguns aspectos da visão original”.

Depois de alguns questões sobre a lavagem de dinheiro, uma pessoa na plateia pegou o microfone para fazer uma pergunta e começou a fazer perguntas sobre o BCH e a acusar Ver de ser um criminoso. Lee ficou visivelmente irritado e devolveu questão:

“E você? Por acaso você é um criminoso?”.

*A reportagem participa do Blockchain Cruise a convite da CoinBene

O post “Não há garantia de estabilidade de preço no Bitcoin”, diz Bobby Lee apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!