4 das 5 atividades de serviços investigadas caem em julho ante junho, diz IBGE – Isto É

A queda no volume de serviços prestados em julho ante junho ocorreu em quatro das cinco atividades investigadas pela Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão informou que o volume de serviços prestados teve um recuo de 2,2% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal.

Nessa base de comparação, o principal impacto negativo veio dos serviços de transportes, com queda de 4,0%. Dentro dessa atividade, o serviço de transporte aéreo tombou 28,6%.

Segundo o gerente da PMS, Rodrigo Lobo, a inflação foi a principal responsável por isso – o preço das passagens aéreas subiu em julho, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Na contramão, os serviços prestados às famílias avançaram 3,1% em junho ante julho. Como essa atividade pesa menos no setor como um todo, o volume de serviços prestados acaba ficando no terreno negativo por causa da demanda das empresas.

Na comparação de julho com julho de 2017, a queda de 0,3% no volume total dos serviços prestados foi puxada pelos serviços profissionais e administrativos, que encolheu 2,8%.


Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!