Um Olhar sobre o Mundo conversa com jornalista que combate o ódio – Isto É

A jornalista brasileira Beatriz Buarque, mestre em relações internacionais e segurança pela Universidade de Westminster, no Reino Unido, e fundadora do projeto Words Heal the World (Palavras curam o mundo, em tradução livre), é a entrevistada de Moisés Rabinovici no próximo programa Um Olhar sobre o Mundo, que vai ao ar nesta segunda-feira (17), às 21h45, na TV Brasil.

Ela conta como resolveu criar o movimento para enfrentar a disseminação do que classifica como “mensagens de ódio”, que se tornaram habituais no mundo atual. Inicialmente, o movimento mobilizou estudantes universitários de Westminster e da Universidade Federal do Rio de Janeiro contra a distribuição de mensagens jihadistas. Hoje, o grupo reúne jovens de diferentes países para combater, pela internet, manifestações de grupos extremistas.

Beatriz diz que o projeto nasceu para fazer frente à propaganda do Estado Islâmico, que chegou a atrair cerca de 80 mil jovens com suas mensagens pela internet. Inicialmente, ela criou um site e depois, com a ajuda de instituições do mundo inteiro, formou uma organização não governamental (ONG) responsável por divulgar mensagens contrárias ao radicalismo, organizar palestras, produzir documentários e disseminar artigos que lutam contra qualquer forma de propaganda radical.

Os jovens que integram o Words Heal the World fazem o contraponto aos grupos ou indivíduos que disparam mensagens de ódio pela internet. Eles atuam contra a supremacia racial, a intolerância religiosa, o terrorismo, a xenofobia, a homofobia e o anti-semitismo, por exemplo.

A organização também se dedica a combater os grupos radicais que operam no Brasil e que divulgam mensagens extremistas pela internet. A jornalista explicou para Rabinovici que atualmente 22 instituições já acompanham o trabalho e contribuem com a Words Heal the World.    

Sobre o programa

Com 40 anos de experiência, 16 dos quais vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici é o apresentador do programa Um Olhar sobre o Mundo, transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil.

Antes de comandar o programa, Rabinovici trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio. Semanalmente, ele recebe, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento no mundo.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!