Rússia gastará 43,4 bilhões de dólares de defesa no próximo ano – Exame

Moscou – A Rússia gastará em defesa 2,8% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, o equivalente a 2,9 trilhões de rublos (US$ 43,4 bilhões), segundo o projeto de orçamento para os próximos três anos divulgado pela imprensa estatal nesta quarta-feira.

Esse número sofrerá uma redução de 0,1% para os anos de 2020 e 2021, quando o total será de US$ 40,45 bilhões. Também diminuirá o investimento em segurança nacional, que passará de 2,1% do PIB em 2019 para 2% nos dois anos seguintes.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tinha antecipado no começo do ano que reduziria os gastos com armamentos após a conclusão de um ambicioso programa de renovação de equipamentos das Forças Armadas que foi iniciado na última década.

Em seu discurso sobre o estado da nação, em março, Putin anunciou que a Rússia conta com armas nucleares “sem comparação”, que podem atingir qualquer lugar do planeta, o que levou alguns analistas militares a falarem sobre a possibilidade de uma nova corrida armamentista, similar à que ajudou a provocar a desintegração da União Soviética.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!