Erro “muito assustador” poderia ter comprometido o Bitcoin – Portal do Bitcoin

Na terça-feira (18), os desenvolvedores do Bitcoin Core lançaram uma nova versão que corrigia uma vulnerabilidade que permitia que um usuário malicioso “travasse” a rede do BTC.

O bug foi descrito como “muito assustador” por Cobra, criador do bitcoin.org e do maior fórum de bitcoin do mundo, bitcointalk. Um debate no reddit colocou o bug como um dos “três ou quatro principais” já descobertos na criptomoeda.

A falha não estava no protocolo do Bitcoin em si, mas em sua implementação de software mais popular, o Bitcoin Core, usado por aproximadamente 95% dos usuários.

Algumas criptomoedas construídas usando o código também foram afetadas, como o Litecoin, que corrigiu a mesma vulnerabilidade na terça-feira.

A documentação descreve o bug como uma “vulnerabilidade de negação de serviço” que foi introduzida no software em uma atualização no ano passado. A falha essencialmente permitia que mineradores criassem uma espécie de bloqueio ao incluir uma transação que tentasse gastar as mesmas moedas duas vezes. Este “evento” poderia então ser enviado pela rede, derrubando o software de qualquer usuário que o recebesse.

De acordo com os desenvolvedores, um indivíduo anônimo relatou o bug para os principais contribuidores. Resumidamente, a vulnerabilidade encontrada no software teria permitido que um ator malicioso com apenas 12,5 BTC derrubasse aproximadamente 90% dos nodes do Bitcoin Core.

Os blocos seriam inválidos e, portanto, só poderia ser criados por mineradores dispostos a perder a recompensa por ter criado um bloco (pelo menos 12,5 BTC ou aproximadamente R$ 330.000).

Felizmente nenhum dano foi causado e o mercado não respondeu negativamente à noticia. A criptomoeda continua operando com pouca volatilidade e é negociada na casa dos US$ 6.400.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

O post Erro “muito assustador” poderia ter comprometido o Bitcoin apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Fonte Oficial: Portal do Bitcoin.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!