Confiança do consumidor paulistano avança pelo segundo mês consecutivo

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), avançou pelo segundo mês consecutivo, indicando alta de 2,3% em setembro em relação ao mês anterior ao passar dos 104,4 pontos registrados em agosto para 106,8 no mês atual. Em relação ao mesmo período de 2017, o indicador avançou 7,1%.

A leve recuperação da confiança dos paulistanos foi motivada pela alta do Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que avançou 4,9%, ao passar de 118,6 pontos em agosto para 124,4 em setembro. A alta reflete a expectativa do consumidor de acordo a renda familiar, onde quem ganha até 10 salários mínimos registrou alta de 5,3%.

Já no componente do Índice das Condições Econômicas Atuais (Icea) houve queda de 3,2%, passando 83,0 pontos para 80,4 pontos no mesmo período. A queda de confiança foi marcada pelas condições econômicas dos consumidores com salário acima de 10 salários mínimos, que registrou queda de 9,2% (de 98,0 para 89,0 pontos).

De acordo com a FecomercioSP, o resultado de setembro foi motivado pela melhora das expectativas do consumidor em relação ao futuro, após o indicador sofrer a maior queda mensal em 3 anos na passagem de maio para junho, mantendo esse declínio em julho, em decorrência da greve dos caminhoneiros. O resultado só não foi melhor por conta das condições econômicas atuais, provavelmente, pelo temor dos impactos da alta do dólar.

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo, e o indicador varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

* Estagiário sob orientação de Alexssander de Paula

Edição: Fernando Fraga

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!