Ministra da AGU prega união e diz que problemas com MPF sobre leniência acabaram – Isto É

Grace Mendonça, ministra da Advocacia Geral da União (AGU), afirmou nesta quarta-feira, 26, que as diferenças entre a instituição e o Ministério Público Federal (MPF) sobre a assinatura de acordos de leniência ficaram no passado.

A ministra foi um das palestrantes do seminário “Colaboração Premiada: uma ferramenta de investigação”, realizado em Brasília pela Polícia Federal. O evento ocorre desde a segunda-feira, 24, e se encerra nesta quarta.

A uma plateia formada majoritariamente por integrantes da PF, a ministra pregou importância da aproximação institucional entre todos os órgãos que atuam na celebração dos acordos de leniência.

A AGU e o MPF, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU), travaram uma disputa sobre quem seria o responsável pela assinatura dos acordos.

A indecisão sobre o tema levou algumas empresas a desistirem do acordo. Algumas companhias, como a Camargo Corrêa e Odebrecht, chegaram a ter os bens bloqueados mesmo depois da negociação com o MPF.

Ao citar os acordos assinados pelo MPF com empresas envolvidas na Lava Jato, a advogada da União explicou que os procuradores aproveitaram a mesa de negociação de colaboração premiada para executivos e, também, fecharam os acordos de leniência. Segundo ela, essa atuação esbarrou na Lei Anticorrupção que prevê a participação da AGU e Controladoria-Geral da União (CGU) nas tratativas.

Segundo a ministra, o caso foi solucionado após AGU CGU negociarem um modelo a ser empregado nos acordos. Embora o TCU não participe do acordo, a ministra afirmou que os acordos assinados pela AGU trazem uma cláusula que permite o órgão de contas cobrar possíveis valores das empresas caso as tomadas de conta encontrem prejuízos não contemplados no acordo.

Para Grace Mendonça, a interlocução mais eficiente entre as instituições tem condição de fazer diferença e pode ser aprofundada.

O post Ministra da AGU prega união e diz que problemas com MPF sobre leniência acabaram apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Fonte Oficial: Isto É.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!