OMC reduz previsão de crescimento do comércio mundial para 2018 e 2019 – Exame

De acordo com as estimativas atualizadas, o comércio mundial deve crescer 3,9% em volume este ano e 3,7% em 2019

Por AFP

access_time 27 set 2018, 09h45

A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu nesta quinta-feira as previsões de crescimento do comércio mundial para 2018 e 2019, em consequência das tensões comerciais e da volatilidade cambial.

“Em geral, os riscos contemplados são consideráveis e podem piorar consideravelmente as previsões”, afirma a OMC em um comunicado.

De acordo com as estimativas atualizadas, o comércio mundial deve crescer 3,9% em volume este ano e 3,7% em 2019, contra 4,4% e 4,0% respectivamente das previsões de abril.

As previsões atualizadas têm como base um crescimento esperado do PIB real mundial de 3,1% em 2018 e 2,9% em 2019.

“Apesar do crescimento do comércio continuar sólido, esta redução das perspectivas reflete o aumento das tensões entre sócios comerciais importantes”, explicou o diretor geral da OMC, Roberto Azevêdo, em um comunicado.

“Agora, mais do que nunca, é vital que os governos reduzam as diferenças e demonstrem moderação”, completou, sem mencionar nenhum país em particular.

Estados Unidos e China protagonizam há alguns meses uma guerra comercial com base em tarifas de importação.

De modo paralelo, os países europeus e outras grandes potências econômicas também estão preocupadas com o risco de uma guerra comercial generalizada.

Segundo a OMC, os efeitos econômicos diretos das tarifas são “limitados” até agora, mas a incerteza que geram “poderia já estar provocando consequências com uma redução dos gastos em investimentos”.

“O endurecimento da política monetária nas economias desenvolvidas também contribui para a volatilidade das taxas de câmbio e pode prosseguir com este efeito nos próximos meses”, destacou a organização com sede em Genebra.

Fonte Oficial: Exame.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!