Plano orçamentário da Itália contagia mercados; PNAD e PCE são destaques na agenda – Investing.com

Atividade econômica

No Brasil, a PNAD apresentou redução da taxa de desemprego e melhora na renda média real. A taxa de desemprego registrou queda de 0,6 p.p. no trimestre de junho a agosto de 2018 em relação ao trimestre de março a maio do mesmo ano, atingindo taxa de 12,1%. A população desempregada foi estimada em 12,7 milhões, enquanto a população subutilizada foi estimada em 27,5 milhões. A ligeira recuperação não altera o cenário desafiador, e uma parte substancial dos indicadores tiveram melhora graças ao ajuste sazonal.

Nos Estados Unidos, o índice de preços PCE permaneceu próximo da meta do Fed. O crescimento anual dos gastos superou o crescimento anual da renda pelo sétimo mês consecutivo em agosto, mas em relação ao mês anterior, a renda subiu menos que o esperado. Em contrapartida, o indicador de inflação favorito do Fed decepcionou modestamente na variação mês a mês, permanecendo inalterado quando a expectativa era de um aumento de 0,1%. Já a taxa anual continua em 2,0%.

Mercados acionários

Em meio ao caótico problema causado pela proposta orçamentária na Itália (com déficit de 2,4% do PIB), as bolsas globais têm um recuo generalizado. O CDS italiano registrou forte alta, pressionando a bolsa de Milão e a moeda corrente na Zona do Euro. O medo contagiou as demais bolsas europeias, estendendo o risco afora. As bolsas de Wall Street registram queda de aproximadamente 0,2%. A treasury de 10 anos dos Estados Unidos manteve patamar acima dos 3,0% ao longo da semana.

No mercado de divisas, o recupera perdas recentes. O seu índice tem movimento de apreciação sobretudo pela queda do euro e da libra. No Brasil, a taxa de câmbio tem alta volatilidade, reagindo aos destaques políticos e principalmente devido a ultima taxa Ptax do mês.

Expectativas dos agentes

Após a divulgação dos principais indicadores econômicos do dia, o mercado doméstico deve se atentar ao câmbio e ao noticiário político. No domingo (30) à zero hora, mais uma pesquisa (CNT/MDA) de intenção de votos será divulgada.

Na agenda internacional, são esperados discursos de dirigentes do Fed. Ademais, a contagem de sondas Baker Hughes deve sinalizar as intenções de produção e oferta de bruto nos Estados Unidos.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!