Irã autoriza BC a intervir no mercado de câmbio para defender moeda local Por Reuters – Investing.com

© Reuters. Irã autoriza BC a intervir no mercado de câmbio para defender moeda local

DUBAI (Reuters) – O Irã autorizou neste sábado o banco central a intervir no mercado de câmbio em defesa do rial, informou a TV estatal, após a moeda local despencar para mínimas recordes nas últimas semanas na esteira da retomada de sanções por parte dos Estados Unidos.

O rial desabou devido à fraqueza da economia, além de dificuldades em bancos locais e pesada demanda por dólares entre os iranianos que temem a retirada de Washington do acordo nuclear firmado em 2015 e que as novas sanções dos EUA possam encolher as exportações de petróleo do Irã e descarrilar a economia.

Um conjunto de sanções dos EUA mirando a indústria de petróleo do Irã deve entrar em vigor em novembro. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, considerou as sanções uma “guerra econômica” contra o Irã.

Uma alta instituição do governo, comandada por Rouhani e líderes do parlamento e do judiciário, “deu ao presidente do banco central a autoridade necessária para intervir no mercado de câmbio e administrá-lo”, disse a TV estatal.

“O banco central intervirá no mercado de câmbio por meio dos bancos e casas de câmbio autorizadas e executará as medidas necessárias para controlar a taxa de câmbio”, informou a TV.

Não estava imediatamente claro se o anúncio deste sábado significava que o governo retornaria para uma política, abandonada meses atrás, de injetar moedas no mercado.

O rial iraniano atingiu uma mínima recorde no mercado paralelo na quarta-feira, com cotação de 186 mil rials para cada dólar, de acordo com sites de câmbio. A moeda local perdeu cerca de 75 por cento do valor até agora neste ano.

(Por Redação de Dubai)

Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.

Fonte Oficial: Investing.com.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!