Confiança dos empresários do comércio cresce na capital paulista

Dados apurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam que a confiança do empresário paulistano avançou 0,8%, ao passar para 102,6 no mês de outubro.

Apesar de o índice ter sofrido queda na comparação com o mesmo período do ano passado (4,5%), a confiança dos empresários em relação ao futuro subiu pelo segundo mês consecutivo após cinco meses de queda.

Entre os quesitos que compõe o indicador, o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio avançou 3,2% e chegou a 73 pontos. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio registrou alta de 0,3%, passando para 145,2 pontos. Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio caiu 0,3%, atingindo 89,5 pontos.

O estudo revela ainda que, de acordo com o tamanho da empresa, os resultados se mostraram opostos: a confiança das empresas com até 50 empregados apresentou leve alta de 0,8% e atingiu os 102 pontos, enquanto que o índice das empresas com mais de 50 empregados registrou queda de 1,4%, passando para 129,3 pontos. Embora as grandes empresas tenham sofrido retração, o indicador permaneceu no patamar otimista (acima de 100 pontos).

Razões do otimismo

Segundo a FecomercioSP, o avanço do indicador nos últimos dois meses está associado à redução da inflação, à queda do dólar e ao avanço da confiança do consumidor. A proximidade com as festas de fim de ano, que costumam alavancar a confiança dos empresários e consumidores, é outro fator responsável pela melhora no quadro econômico para o setor.

Os autores da pesquisa ressaltam ainda que, apesar da melhora na confiança, a propensão dos empresários por novos investimentos voltou a cair nos últimos dois meses, devido à fraca recuperação do setor.

O Índice de Confiança do empresário do Comércio é elaborado mensalmente pela FecomercioSP, e a escala de pontuação varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

* Estagiário da sob supervisão de Alexssander Soares

 

Edição: Davi Oliveira

Fonte Oficial: EBC.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do World Câmbio.

Comentários

você pode gostar também

Quer fazer parte de nosso grupo?

Inscreva-se em nossa newsletter!