Celular, internet banking e call centers são responsáveis por 66% das transações bancárias — Governo do Brasil

Um levantamento divulgado pelo Banco Central indicou que 66% das transações bancárias no Brasil são realizadas por meio de aplicativos de celular, internet banking ou call centers. De acordo com os dados, as transações pelo celular, em 2017, ultrapassaram as realizadas pelo computador. Entre 2016 e 2017, as transações por telefone e PDAs  assistente pessoal digital ou palmtop  aumentaram 21%.

As transações realizadas em canais presenciais – agências e postos, caixas de autoatendimento e correspondentes bancários – diminuíram em 5% de 2015 a 2016 e voltaram a crescer 7% de 2016 a 2017. As informações fazem parte do Relatório de Cidadania Financeira, elaborado pelo Banco Central.

Atendimento físico

Apesar de os dados apontarem aumento do uso de canais digitais e uma consequente queda no atendimento físico, as agências bancárias ainda são responsáveis por grande parte das transações bancárias. Os correspondentes bancários, que são pontos em agências lotéricas e Correios, ainda realizam 28% das transações.

Em todos os municípios, há, pelo menos, um ponto de atendimento bancário. Em 2017, o país tinha, no total, 257.570 pontos de atendimento, contra 277.982 em 2015. No caso do Banco Postal, que é uma rede de correspondentes do Banco do Brasil em agências dos Correios, também houve significativa queda, devido à preocupação com segurança.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Banco Central

Fonte Oficial: Portal Brasil.

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